Transportes

Transporte Ferroviário - Trens


Todo o sistema se encontra em processo de modernização, desde a reforma das estações até a compra de novos trens.


  

O sistema ferroviário urbano do Grande Rio atravessa 12 municípios, ao longo de 102 estações espalhadas por 270 quilômetros de trilhos. Todo o sistema se encontra em processo de modernização, desde a reforma das estações até a renovação da frota, com investimentos do Governo do Estado e da concessionária SuperVia. A rede ferroviária é responsável pelo transporte de aproximadamente 670 mil pessoas diariamente.

 

A idade média dos trens passou de 35 anos em 2010 para 16 anos em 2016, graças às duas maiores compras de trens já feitas na história do Rio. Em 2012, o Estado entregou 30 novos trens chineses com ar-condicionado à população. Em 2014, começaram a circular as primeiras composições da segunda compra, de 70 trens chineses. Ao todo são 100 novos trens circulando no sistema ferroviário. Outros 12 novos trens já foram adquiridos pelo Governo do Estado e estão em fase de produção.

 

A SuperVia adquiriu ainda 10 trens (equivalente a 20 trens do modelo chinês), que também já estão em circulação, além de modernizar 49 composições da frota atual.

 

Em 2007, a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas 10 trens refrigerados, o equivalente a 6% de um total de 173 composições. Atualmente, são 201 trens, sendo 189 refrigerados, o que corresponde a mais de 91,1% da frota.

 

Seis estações foram totalmente modernizadas, adequadas aos padrões internacionais de acessibilidade e tiveram sua capacidade ampliada: Ricardo de Albuquerque, Vila Militar, Magalhães Bastos, Engenho de Dentro, Deodoro e São Cristóvão. Outras 16 estações também passaram por melhorias e contam com equipamentos de acessibilidade.

 

Diversos outros investimentos foram feitos, como a construção de um novo Centro de Controle Operacional, o mais moderno do Brasil, capaz de acompanhar com detalhes, e em tempo real, toda a movimentação operacional, a recuperação de trilhos e rede aérea, além da reforma e construção de novas estações ao longo dos cinco ramais e três extensões operadas pela SuperVia.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________