Transportes

Notícias

Secretário participa de reunião sobre a interoperabilidade no sistema de bilhetagem eletrônica

 01/11/2018 - 18:10h - Atualizado em 01/11/2018 - 18:23h

Encontro aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro


Na manhã desta segunda-feira (01/11), o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o subsecretário Delmo Pinho participaram de uma reunião para discutir a implantação da interoperabilidade no sistema de bilhetagem eletrônica de transporte intermunicipal.

  

O encontro, ocorrido na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), também contou com a presença de representantes das concessionárias SuperVia e MetrôRio, além de membros da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

 

Na ocasião, o secretário detalhou os principais pontos da implantação da interoperabilidade, regulamentada pelo Decreto nº 46.243/2018. O documento prevê que todas as operadoras do sistema de transporte coletivo público - sob competência do estado - sejam obrigadas a emitir e comercializar o vale-transporte. Até então esse serviço era realizado apenas pela Fetranspor. 

 

 

- Empresas e usuários poderão comprar seu crédito no modal que preferirem. Todos os cartões serão aceitos por todos os validadores. Acreditamos que a interoperabilidade trará comodidade aos passageiros, pois vai permitir que eles decidam a quem se conectar, além de aumentar a demanda e dar alternativas para que os modais possam estabelecer novas parcerias – ressaltou.

 

 

 

Rodrigo Vieira também falou sobre outras ações em andamento, como a parceria entre a Setrans e o Proderj. Desde julho desse ano, a íntegra das transações de todos os modais de transportes sob concessão estadual está sendo transferida para o Proderj, no formato, mecanismo de transmissão de dados e periodicidade definidos pelo órgão de tecnologia estadual. Até o momento, foram recebidas mais de 1,3 bilhões de transações.  

 

- Desde ontem (31/10), o estado detém todas as transações de bilhetagem eletrônica que aconteceram nos modais intermunicipais de 2016 até agora. É um filme de como se comporta o transporte do Rio de Janeiro. Esses dados representam uma vantagem para a sociedade, para os órgãos de controle e para os modais, que hoje só detém suas próprias informações. Assim, o estado saberá, dentre outras coisas, quem transporta, de onde transporta, quais as integrações e os pontos onde precisamos fomentar essas integrações – concluiu o secretário.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________