Transportes

Notícias

Fachada da Estação Leopoldina tem nova rede de contenção

 09/10/2018 - 15:41h - Atualizado em 10/10/2018 - 15:20h

Serviço foi concluído no dia 08 de outubro


A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, responsável pela administração do prédio da Estação Ferroviária Barão de Mauá (Leopoldina), concluiu, no dia 08 de outubro, a instalação da nova rede de contenção e ‘aparalixo’ na fachada principal. O serviço de engenharia, de cerca R$ 97 mil, inclui também um ano de manutenção.

 

A Central Logística também trabalha na contratação de empresa especializada que ficará responsável pelo mapeamento das intervenções necessárias de correção e restauro da fachada, conforme termo de referência aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - já que se trata de uma construção tombada.

 

 

No dia 25 de setembro desse ano, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) firmaram uma parceria para a preservação do acervo histórico da malha ferroviária do Rio. O material, que atualmente está armazenado na estação Leopoldina, será digitalizado e disponibilizado no banco de dados da plataforma digital “MP em Mapas”. Além de resgatar e preservar a história do sistema ferroviário, a proposta é dar mais transparência através da disponibilização desses documentos à população.

 

Demais ações de melhoria

 

Desde agosto desse ano, a Central Logística e a Supervia realizam diversas intervenções no prédio. Entre as principais estão limpeza, capina, substituição de vidros quebrados, reparos no telhado, instalação de concertina sobre os muros e de refletores para iluminação do entorno e atualização dos extintores (adequados à segurança do prédio).

 

A edificação teve seu abastecimento elétrico suspenso e seu acervo está sendo organizado e remanejado. Além disso, o local conta com seguranças, que realizam escala de revezamento 24 horas por dia. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________