Transportes

Notícias

Vale Social terá inscrição em braile para as pessoas com deficiência visual

 03/09/2018 - 14:43h - Atualizado em 03/09/2018 - 15:48h

Projeto será estendido para metrô e trem


 A partir dessa semana, os novos cartões do Vale Social emitidos terão inscrição em braile para as pessoas com deficiência visual. O projeto, que prevê o símbolo "VS RC" nos cartões RioCard, em breve será estendido para o metrô e para o trem, que contarão com inscrições próprias no mesmo padrão.

 

Quem já possui o cartão com benefício tarifário estadual continuará a utilizá-lo normalmente e deverá aguardar a orientação da Secretaria de Estado de Transportes, já que a substituição dos mesmos acontecerá quando houver a renovação do cartão.

 

Com o Vale Social, portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como de doenças crônicas que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens.

 

- Essa é mais uma conquista para o sistema de transporte público do Rio de Janeiro. Atualmente, o usuário possui um cartão Vale Social da RioCard, um do metrô e outro do trem, e muitas vezes o grau da deficiência o impede de identificar qual deve ser utilizado - destacou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

 

A Setrans ressalta que, em médio prazo, com a implantação da interoperabilidade plena entre todos os operadores, o avanço será ainda maior. Isso porque um único cartão poderá ser utilizado em qualquer modal de transporte ao qual o usuário tenha direito ao benefício.

 

- Até lá, a inscrição das iniciais do Vale Social e da emissora do cartão proporcionará maior comodidade e facilidade ao beneficiário na hora de utilizar o transporte – avaliou o secretário.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________