Transportes

Notícias

Secretário de Transportes recebe representantes da Visa do Brasil

 11/06/2018 - 16:38h - Atualizado em 11/06/2018 - 16:38h

Encontro teve o objetivo de discutir soluções tecnológicas para a interoperabilidade


O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, se reuniu, nesta segunda-feira (11/06), com o presidente e o vice-presidente da Visa no Brasil, Fernando Teles e Percival Jatobá, respectivamente. O encontro teve o objetivo de discutir as soluções tecnológicas no âmbito da interoperabilidade na bilhetagem eletrônica intermunicipal.

 

Na ocasião, o titular da pasta falou sobre as mudanças que estão em andamento no sistema de transportes estadual. Os representantes da Visa explicaram de que forma a companhia global de tecnologia de pagamento contribuiu para a criação do processo de interoperabilidade em outros países. Além disso, ressaltaram o interesse em participar do desafio da implantação de um modelo semelhante na área de transporte público no Brasil.

 

 

Com a interoperabilidade, os bilhetes eletrônicos funcionarão de maneira integrada nos diversos meios de transporte, independentemente de seu emissor, e haverá a unificação dos cartões de gratuidade. Outra vantagem é a criação de um sistema inteligente e aberto, que permitirá a utilização de outras formas de pagamento para as transações de transporte, como celulares, pulseiras e cartões bancários, substituindo, progressivamente, a circulação de dinheiro em espécie nos modais.

 

Segundo Rodrigo Vieira, conhecer soluções de parceiros privados é primordial para a assertividade do processo. A Secretaria se programa para realizar novas reuniões com outros atores do setor de tecnologia.

 

- Essa é uma grande oportunidade de aprimoramento da bilhetagem eletrônica intermunicipal. A Visa, por exemplo, é uma das maiores empresas no setor de meios de pagamentos e poderá contribuir com sua expertise mundial. Nosso objetivo é trazer mais facilidade e comodidade aos usuários, além de segurança e transparência ao processo. Isso será feito por intermédio da quebra de paradigmas históricos e da construção de soluções inteligentes - afirmou.

 

Paralelamente à instituição da interoperabilidade, a Setrans também trabalha na contratação da empresa que realizará o processamento de transações de transporte com utilização de recursos públicos. O processo encontra-se em fase de elaboração dos materiais para o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).


  • Fotos

  • 10 fotos | 11/06/2018

    Secretário de Transportes recebe representantes da Visa do Brasil



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________