Transportes

Plano Diretor de Transporte Urbano - PDTU


O PDTU é um estudo criterioso e detalhado que delineia um sistema de transporte para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população


PDTU/atualização


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES e da Companhia Estadual de Transportes e Logística – CENTRAL, está realizando a Atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ) e, para a execução deste trabalho, foi contratado o Consórcio HALCROW - SINERGIA – SETEPLA.

 

O Plano foi originalmente elaborado pela SETRANS no período 2003 / 2005 e tem como objetivo subsidiar o Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas setoriais orientando, não só as ações executivas relativas aos investimentos em infraestrutura viária e sistemas de transporte coletivo como metrô, trens, barcas, terminais de integração etc., como, também, definir modelos operacionais e tarifários que possibilitem otimizar o uso das redes de transporte disponíveis.

 

No momento encontra-se em execução o processo de atualização deste Plano, com o objetivo de avaliar resultados anteriores e elaborar novas propostas no horizonte dos próximos dez anos considerando os relevantes investimentos que estão sendo realizados na Região, com impacto sobre as necessidades de circulação de pessoas e mercadorias, e as demandas relativas aos eventos da Copa do Mundo, em 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016.

 

Uma das etapas mais importantes do estudo consiste na realização de pesquisas de origem e destino junto à população, para determinar os padrões de viagens, necessidades e expectativas das pessoas e transportadores. Para isto foram feitos, no segundo semestre de 2012, dois tipos de pesquisa: pesquisa domiciliar e pesquisa de interceptação. De forma análoga à adotada pelo Censo do IBGE, as pesquisas domiciliares são realizadas por amostragem de domicílios segundo Zonas de Tráfego compatíveis com os setores censitários de 2010. Para a atualização do PDTU o número de Zonas de Tráfego foi ampliado, em relação ao trabalho anterior, passando de 485 para 730 Zonas de Tráfego, o que significou maior detalhamento no estudo das características das viagens diárias da população.

 

 

As pesquisas em pontos de interceptação consistem na abordagem e entrevista rápida de condutores de veículos e passageiros, em locais previamente definidos na via pública, interior de veículos de transporte, postos do Detran, estações rodoviárias, ferroviárias, metroviárias e de barcas, portos e aeroportos. Em todas estas modalidades de pesquisa foram realizadas cerca de 265.000 entrevistas.

 

Outro aspecto importante do trabalho consistiu na estimativa das demandas futuras por transporte público, necessária para permitir o estudo de cenários futuros de transporte, como parte das estratégias de elaboração do Plano Diretor. Neste sentido população, emprego, renda, matriculas escolares e disponibilidade de automóvel, foram definidas como as variáveis socioeconômicas mais relevantes para explicar a geração de viagens entre as Zonas de Tráfego. Com base no censo de 2010, do IBGE foi realizada a projeção destas variáveis, por Zona de Tráfego, para os anos 2016 e 2021, anos definidos como horizontes de referência para os cenários do PDTU.

 

O estudo de cenários futuros está sendo realizado, na fase atual do trabalho, com base em uma seleção e hierarquização de projetos relevantes para a solução dos problemas de transporte e na simulação destas soluções por meio de Modelos Computacionais construídos com base no software EMME. A seleção e hierarquização dos projetos foi realizada através de pesquisa multicriterial reunindo especialistas, órgão públicos, gestores de transporte, concessionários e outras partes interessadas no planejamento regional. O Modelo Computacional de Transporte foi construído e calibrado com base no cenário de oferta de serviços vigente no ano de 2012, considerando das matrizes de demanda originadas nas pesquisas de campo realizadas.

 

Todos os Relatórios Técnicos produzidos ao longo do processo de atualização do PDTU, até o presente, encontram-se divulgados no SITE da SETRANS, conforme discriminado abaixo.
 

 

 
RELATÓRIOS TÉCNICOS

(Atualização até abril de 2015)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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