Transportes

Notícias

Secretário participa de audiência pública sobre o balanço do Carnaval 2018

 13/03/2018 - 17:22h - Atualizado em 13/03/2018 - 17:22h

Na ocasião foi apresentado um panorama da operação dos sistemas metroviário, ferroviário e aquaviário


Nesta terça-feira (13/03), o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, participou de uma audiência pública sobre o balanço do Carnaval 2018, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Além de apresentar um panorama da operação dos sistemas metroviário, ferroviário e aquaviário, ele ressaltou aspectos que deverão ser considerados na programação para o próximo ano.

 

Rodrigo Vieira destacou que 3,01 milhões de passageiros foram transportados no metrô entre o sábado (10/02) e a quarta-feira de Cinzas (14/02), representando um acréscimo de 10 mil passageiros em relação a 2017. Além disso, ele relembrou a sobrecarga no sistema e os impactos causados na operação com a realização de três megablocos em um mesmo dia (dois deles simultaneamente: Bloco da Favorita, em Copacabana; e Banda de Ipanema, na Praia de Ipanema). Na ocasião, 854 mil usuários foram transportados (69 mil a mais em relação a 2017).

 

- O planejamento de Carnaval precisa levar em consideração a capacidade de atendimento dos sistemas de transporte. É necessário rever a previsão de público dos principais blocos para que os preparativos dos sistemas sejam compatíveis com as demandas reais por transporte – disse o secretário.

 

Durante a audiência também foram mencionados outros fatores que afetaram a operação, como retenções de porta, atos de vandalismos e 21 invasões de trilhos, que refletiram em cortes de energia, paralisações de linhas e aumento do tempo de percurso em todo o sistema. Foram danificados 245 equipamentos (nas estações e nos trens), entre eles 75 vidros de janelas de trens, escadas rolantes, validadores, elevadores, plataformas elevatórias para cadeirantes e tapetes rolantes.

 

Outro ponto destacado foi a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da utilização responsável dos transportes públicos, evitando depredações e vandalismos que prejudicam a operação dos modais.  

 

Clique aqui e confira a apresentação. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________