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Nota de esclarecimento

 26/01/2018 - 12:39h - Atualizado em 26/01/2018 - 12:42h


Em relação à coluna de Marco Aurélio Canônico, publicada da edição do Jornal Folha de São Paulo da última quinta-feira (25/01), sobre a obra da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, esclarecemos, inicialmente, que o preço do quilômetro da linha metroviária carioca é 5% inferior ao custo da recentemente concessionada Linha 5 de São Paulo e inferior à média mundial identificada pelo estudo do pesquisador Bent Flyvbjerg, que compara o custo de 28 metrôs executados nas últimas décadas.

 

Em 2010 o estado atualizou premissas para tornar o projeto da Linha 4 mais adequado à necessidade da população do Rio, retornando ao traçado original, pelo litoral, em área densamente povoada, aumentando o número de estações e zerando a tarifa para usuários das linhas 1 e 2.

 

Para manter o equilíbrio da concessão, contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para definir a parcela do investimento a ser cobrada da iniciativa privada, visto que as premissas originais de investimentos, custos e receitas haviam sido alteradas. O resultado dos estudos indicou que o setor privado poderia assumir R$ 1,2 bilhão. Para efeito de comparação, São Paulo acaba de licitar as linhas 5 e 17 com um aporte, na forma de outorga, de apenas R$ 553 milhões, ou seja, 50% do que foi exigido da iniciativa privada no caso da Linha 4 do Rio.

 

A única estação não entregue da Linha 4 teve sua execução suspensa, com base em um relatório preliminar do Tribuna de Contas do Estado (TCE), anterior à fase de contestação dos envolvidos, que ainda não teve sua análise finalizada. Recentemente, o próprio TCE reverteu a decisão de suspender a execução da obra rumo à Gávea, destacando o caráter preliminar do relatório e também a importância da continuidade do empreendimento para a população e os prejuízos causados pela paralisação.

 

Portanto, as razões do Governo do Estado são claras e coerentes: preservar o investimento realizado, gerar empregos e atender à população.
 




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