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Governo Federal aprova a elaboração de projetos de mobilidade urbana para o corredor Neves - Gebara, em São Gonçalo

 21/12/2017 - 13:26h - Atualizado em 21/12/2017 - 13:27h

Estudo também prevê a criação de uma ciclovia


A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério das Cidades, aprovou a elaboração de estudos e projetos para o corredor rodoviário Neves - Gebara e para a ciclovia Neves – Guaxindiba, em São Gonçalo. A proposta foi encaminhada pela Secretaria de Estado de Transportes a partir do consenso obtido nas reuniões com as equipes técnicas do Estado e das prefeituras de São Gonçalo e Niterói.

 

O projeto do BRS consiste na criação de um binário aproveitando uma pequena parcela do eixo desativado da antiga ferrovia (mesmo traçado proposto para a Linha 3 do metrô) e o sistema viário do município. O binário deverá ser composto por faixas exclusivas destinadas ao transporte coletivo. Além disso, prevê a criação de uma ciclovia ligando os bairros de Neves e Guaxindiba.

 

Vale ressaltar que os estudos deverão compatibilizar a implantação do corredor rodoviário com a perspectiva de uma futura implantação de um sistema ferroviário de alta capacidade, em via elevada. O objetivo é preservar a faixa ferroviária existente, de propriedade do Governo do Estado, evitando novas invasões. Os projetos serão feitos levando em consideração a possibilidade de ampliação do sistema ao longo dos anos, compatível com a demanda e a existência de recursos.

 

- Essa será mais uma conquista para a população do Estado do Rio, em especial para os moradores de São Gonçalo. Ela só será possível graças à articulação da Secretaria de Transportes junto às prefeituras de São Gonçalo e Niterói. A integração entre os diversos atores envolvidos foi fundamental – destacou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

 

A implantação poderá ser feita em fases. Na primeira ocorrerá a construção do corredor exclusivo de transporte, incluindo via exclusiva para ônibus; paradas de ônibus cobertas, espaçadas e escalonadas, de acordo com o destino (Linhas Municipais - BRS1, Intermunicipais - BRS2 e BRS3); construção de calçada e ciclovia ao longo de todo o corredor; sinalizações horizontal, vertical e semafórica, com preferência para o transporte público; iluminação; e arborização.  




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