Transportes

Notícias

Secretário participa da reunião de instalação do Conselho Estadual de Transportes e Logística

 08/11/2017 - 15:07h - Atualizado em 08/11/2017 - 16:01h

Encontro teve o objetivo de discutir os rumos das políticas de transporte do estado


Na última segunda-feira (06/11), o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, participou da reunião de instalação do Conselho Estadual de Transportes e Logística. O encontro, que teve o objetivo de discutir os rumos das políticas de transporte do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado na Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Searj), na Glória.

Entre as atribuições do Conselho estão: propor diretrizes para a política estadual setorial e acompanhar a sua implementação; sugerir medidas de coordenação e compatibilização das ações da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro; analisar, propor e dar publicidade às medidas de concretização das políticas públicas sobre transporte e mobilidade urbana, além de buscar medidas que visem tornar mais eficiente as operações de transporte, do ponto de vista social, técnico e econômico.

- Nos últimos anos, vivemos um ciclo de entregas de infraestrutura. Inauguramos uma linha de metrô, realizamos uma série de reformulações nos sistemas ferroviário e metroviário, e fizemos entregas no sistema de barcas também. Porém, chegou o momento em que temos que nos debruçar novamente sobre o planejamento e as mudanças estruturais, do ponto de vista das organizações legais, para a entrega desses serviços – destacou o secretário.

Na ocasião, ele também ressaltou a importância da manutenção do diálogo com a sociedade para a implementação das políticas públicas. Além de destacar a criação do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), em 2010, e a tecnologia utilizada para garantir a segurança do mesmo, o secretário de Transportes mencionou a recente assinatura do termo de compromisso entre o Governo do Estado, o Ministério Público e a Defensoria Pública.


A medida visa à cooperação técnica para elaborar e realizar licitação para contratação de sistema de processamento de transações de transporte com uso de recursos públicos, além da consolidação de todos os dados gerados pelos sistemas de bilhetagem eletrônica de cada modal (ônibus, trem, metrô, barcas e vans).

Também estiveram presentes o subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho; o superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), Sergio Marcolini; o presidente da Searj, Haroldo Mattos de Lemos, além de representes do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), do Ministério Público, entre outros.  




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________