Transportes

Notícias

Secretário de Transportes participa de workshop ‘Conexão Central do Brasil’

 28/09/2017 - 17:14h - Atualizado em 28/09/2017 - 17:14h

No encontro, foram discutidas soluções para a revitalização da área


O Secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o Superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), Sérgio Marcolini, participaram, nesta quinta-feira (28/09), da abertura do workshop “Conexão Central do Brasil - criando uma visão futura comum para a Central do Brasil e o seu entorno”. O Governo do Estado do Rio é um dos idealizadores da iniciativa, que reúne, até sexta (29/09), especialistas em transportes e mobilidade do Brasil e da França.

O objetivo inicial do encontro, que terá outras duas fases nos meses de dezembro e março, é definir um projeto para a revitalização da área da Central do Brasil. O secretário Rodrigo Vieira destacou o potencial da região em relação à mobilidade urbana, já que o entorno conta com estações de trem, metrô e VLT, terminal rodoviário e teleférico. Por ali transitam, diariamente, cerca de um milhão de pessoas, o que a torna um dos principais pontos de passagem da capital.

- Não há outro local que agregue tantos modais, empresas e passageiros. É importante que seja feito um reordenamento e que sejam estudados os fluxos, a fim de proporcionar uma integração física entre os modais. A Central do Brasil tem todas as condições para que isso ocorra. O que precisamos é realizar os estudos e propor as ações necessárias - ressaltou.

O secretário destacou, ainda, que a Setrans e a SuperVia analisam a possibilidade de construção de um shopping vaga zero na Central.

- Esse estabelecimento comercial terá um viés muito importante no controle de fluxos de passageiros no horário de pico. Se as pessoas chegarem à estação e puderem usufruir de um shopping, conseguiremos gerenciar melhor a demanda, criando, consequentemente, um ambiente mais organizado e seguro - destacou.

O Superintendente de Gestão da AMTU, Sérgio Marcolini, frisou a necessidade de ações a curto prazo.

- A Central do Brasil não pode esperar. O objetivo desse encontro é aproximar os diversos entes que compõem a pluralidade da área da Central para a elaboração de propostas de ações integradas. Além de trazer benefícios, essas mudanças irão atrair novos investimentos para a região nos próximos anos - disse.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________