Transportes

Notícias

Secretário de Transportes participa de missão oficial em Moscou

 25/05/2017 - 21:20h - Atualizado em 25/05/2017 - 22:04h

Objetivo foi conhecer as soluções adotadas no transporte de massa


O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, viajou, essa semana, em missão oficial, representando o Governo do Estado, a convite da Prefeitura de Moscou.



Os objetivos da missão foram representar o Governo do Estado nas tratativas com a prefeitura de Moscou, conhecer as soluções adotadas no transporte de alta capacidade da cidade e as formas de integrá-lo ao ambiente urbano. Uma delas é a reurbanização de faixas de domínio ferroviárias, gerando novos espaços para moradias, comércios e serviços públicos, evitando as invasões e, consequentemente, o impacto na prestação do serviço público de transportes e a perda de vidas.

 

 

Além disso, apresentar o projeto de operação urbana consorciada com a Prefeitura do Rio, para implantação do projeto no trecho da linha férrea entre a Central do Brasil e a Leopoldina, em busca de investimentos internacionais para seus estudos técnicos e econômicos e a sua posterior execução.

 

- Queremos gerar recursos para que possam ser usados na expansão do metrô carioca - comentou Rodrigo Vieira.



O secretário se reuniu com o ministro e chefe do Departamento de relações Externas e Internacionais de Moscou, Sergey Cheremin, para discutir as tecnologias adotadas no transporte de massa, além da possibilidade de realização de investimentos russos em infraestrutura urbana e inovação na cidade do Rio de Janeiro.



Ele visitou o Centro de controle de transporte e trânsito de Moscou, que concentra as informações integradas das ruas e dos sistemas de metrô e trens; a nova linha de metrô da cidade, que soma aos 9 milhões de passageiros transportados por dia.



O secretário conheceu ainda a nova linha metroviária Moscou Central Ring, com 64 km, integrada aos outros modais, dotada de estacionamentos, sistema de pagamento de tarifa por meio de celular e máquinas de recarga que aceitam cartões de crédito e débito.



A visita técnica pela Central Ring terminou na região revitalizada da cidade, conhecida como Moscou City, que reúne moradias, áreas comerciais e empresariais, dotada de serviço de transporte, conectividade e comércio. A proposta é reduzir a necessidade de deslocamentos, a partir do uso combinado do solo (comércio, residência e escritórios).



Conheceu também o serviço de atendimento ao cidadão russo, onde teve acesso a inovações de sistemas e processos, que permitem a avaliação permanente da qualidade do atendimento e o acompanhamento das demandas da população.



Além disso, manteve reuniões no Banco de Desenvolvimento Russo para conhecer o modelo técnico e econômico para implantação de Wi-fi gratuito em todo o sistema de transporte público, inclusive metroviário, assim como soluções multioperadoras para oferta de serviços de telefonia celular em túneis metroviários de longa distância, como na Linha 4 do metrô. Houve, ainda, um almoço com o prefeito e empresários para a troca de experiências em transporte de massa.



Como resultado imediato, a comitiva obteve a proposta oficial de apoio aos projetos e estudos por parte de grupo empresarial russo, com experiência internacional, para a operação urbana de revitalização de áreas do sistema ferroviário; e a oferta de detalhamento do projeto para implantação de Wi-fi gratuito no sistema de transportes, realizado pela empresa que implantou o mesmo serviço na capital russa, sem custos para o estado ou para as concessionárias.



As próximas etapas previstas são a reunião no Rio de Janeiro com representantes de empresários russos interessados em investir no estado e a visita técnica da empresa responsável pela tecnologia de Wi-fi gratuito no sistema de transporte.

 


  • Fotos

  • IMG-20170526-WA0085.jpg

    5 fotos | 26/05/2017

    Viagem do secretário a Moscou



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________