Transportes

Programa Rio Estado da Bicicleta


Programa do Governo do Estado estimula uso da bicicleta como meio de transporte


Bicicleta, uma solução simples e inteligente

 

 

 

Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Este é o objetivo principal do programa Rio - Estado da Bicicleta, criado pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, que busca promover a integração desse com os outros meios de transportes; elaborar projetos e fomentar a implantação de infraestrutura cicloviária; implantar, em parceria com órgãos públicos e privados, políticas e campanhas educacionais, além de promover e apoiar eventos esportivos, culturais e institucionais que incentivem o uso da magrela.

 

As atividades e projetos educacionais e estruturais são desenvolvidos pelo programa com seus parceiros e em diferentes regiões fluminenses. O Rio - Estado da Bicicleta atua na realização de programas educacionais para estudantes da rede pública de ensino e para os mais de 40 mil motoristas de ônibus do estado (projetos Pedalando na Escola, RECICLETA – nas escolas prisionais – e Motorista Amigo do Ciclista); além do desenvolvimento de campanhas de estímulo e de respeito ao uso da bicicleta junto à sociedade e em parceria com entidades do setor privado. Na elaboração de material didático/técnico, destacam-se as ações elaboradas com a sociedade civil organizada.

 

Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, foram desenvolvidas ações como a elaboração de seis projetos básicos de ciclovias para os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Volta Redonda, Barra Mansa e Resende e o Plano Diretor de Transporte Não Motorizado (PDTNM), pioneiro no Brasil. Resultado de amplo estudo, tem o objetivo de definir e elaborar políticas públicas que incentivem a utilização deste meio de transporte.

 

O Rio – Estado da Bicicleta também promove parcerias com instituições internacionais de fomento, como o World Bike Tour, que, depois de passar pelas principais capitais mundiais, estreou no Rio e, em duas edições, distribuiu mais de quinze mil bicicletas aos participantes, estimulando, ainda, debates sobre a utilização adequada das magrelas.

 

O programa da Secretaria de Transportes é parceiro de grandes eventos de visibilidade nacional e internacional, como a pedalada pelo Dia Mundial Sem Carro, desenvolvida em conjunto com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

 

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________