Transportes

Plano Estratégico de Logística e Cargas -PELC


Estudo vai mapear os principais gargalos logísticos e proporcionar integração entre as principais zonas econômicas do Estado


A Secretaria de Estado de Transportes vem desenvolvendo desde dezembro de 2013 o Plano Estratégico de Logística e Cargas (PELC/RJ 2040) que se encontra em sua fase final de elaboração. O objetivo do plano é consolidar e desenvolver a rede logística no Estado, visando maior eficiência e redução de custos logísticos. Para tanto, contratou consultoria especializada, com o apoio do Banco Mundial, que vem realizando os estudos em alinhamento com as principais entidades do setor logístico no Estado.

 

 

O Plano visualiza cenários de até 30 anos, incluindo estudos regionais específicos, pesquisas O/D, a modelagem de toda a infraestrutura logística do Estado, dentre outros estudos, que possibilitarão identificar soluções para os principais gargalos, bem como priorizar novas ações e projetos no âmbito dos setores público e privado, para transformar o Rio de Janeiro em uma Plataforma Logística de classe mundial.


Uma das principais preocupações na estruturação e desenvolvimento do PELC RJ 2040 é que o plano seja um plano de Estado, constituído, atualizado e discutido por toda a sociedade. Para isso, tanto no processo de coleta das informações, onde foram feitos 2 Seminários, 8 Oficinas Regionais e 5 Reuniões Regionais em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, quanto para a definição dos projetos prioritários, foram consultados os principais agentes logísticos e os usuários diretamente impactados pelos investimentos, para a identificação das necessidades logísticas na Região Metropolitana e demais regiões do interior fluminense.

 

Atualmente o PELC RJ 2040 está em fase de definição e priorização dos projetos que irão compor o portfólio final, com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2015. Ao definir os projetos, o Plano melhor credencia o Estado na captação de recursos necessários para a sua execução, em parcerias com empresas e órgãos financiadores nacionais e internacionais.
 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________