Transportes

Bilhete Único

Transportes

Economia financeira para o cidadão, ampliação das oportunidades de trabalho e melhoria no nível de qualidade de vida da população. Estes são os destaques entre os benefícios gerados pelo Governo do Rio aos mais de 2,4 milhões de usuários do Bilhete Único. Lançado em fevereiro de 2010, o Bilhete Único já foi utilizado em mais de 1 biilhão de viagens, somando uma economia direta de mais de R$ 1,5 bilhão no bolso dos usuários dos transportes públicos do Grande Rio.

Disponível para os habitantes dos 20 municípios da Região Metropolitana, o Bilhete Único, criado pelo Governador Sérgio Cabral, através de sua Secretaria de Transportes, é o destaque entre os programas de integração social do Estado do Rio. O sistema de Bilhete Único Intermunicipal permite o embarque em até dois meios de transportes, sendo um deles intermunicipal, ao custo máximo de R$ 5,25.
 
De acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, o Bilhete Único contribui diretamente para o crescimento no índice da empregabilidade no Grande Rio. A notícia é consequência da redução de custos com transporte proporcionado pelo programa estadual. Os empregadores deixaram de selecionar seus funcionários a partir do local onde moram, gerando um equilíbrio na distribuição de empregos entre moradores de diferentes regiões.

No ano de 2010, o Ministério do Trabalho concluiu que o Estado do Rio criou 149 mil novos postos de trabalho formais, um dos melhores índices já registrados. A pesquisa da FGV também sinalizou para o crescimento em 1,3% em oportunidades de emprego no mesmo período.

- A partir do sistema desenvolvido para administrar o Bilhete Único, que cadastra o usuário a partir de seu CPF, é possível acompanhar e supervisionar com total transparência o uso do recurso público utilizado no investimento do subsídio do transporte dos cidadãos. A ferramenta, que emite relatórios sobre a movimentação dos cartões em tempo real, permite auditorias nos serviços prestados pelas concessionárias de trens, metrô, barcas e operadoras de ônibus – explica o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Em função de todas estas peculiaridades, a Secretaria de Transportes recebeu o prêmio de Melhor Programa de Transporte Público da América Latina durante um congresso em Dubai. A escolha foi feita pela União Internacional de Transportes Públicos, dentre centenas de iniciativas espalhadas pelo mundo. A eficiência do serviço levanta interesse de representantes de muitos países, que frequentemente visitam a Secretaria de Transportes, interessados em absorver know how e aplicar a tecnologia em outras regiões.

 Veja o vídeo da campanha do Bilhete único: http://www.rj.gov.br/web/setrans/listaconteudo?search-type=videos&secretaria=/setrans

Cadastre-se através do site www.riobilheteunico.com.br




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________