Transportes

Vale Social

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Serviço do Vale Social


O que é?  

 

O Vale Social é um direito do cidadão fluminense garantido por lei pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Transportes. Com ele, adultos e crianças portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como de doenças crônicas que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.

  

 

Como solicitar?

  

O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio, disponível nos postos de cadastramento ou no site www.transportes.rj.gov.br. A parte da frente do formulário deve ser preenchida pelo solicitante e o verso por um médico da Unidade Pública de Saúde. O documento deve conter todas as informações sobre a deficiência e, no caso de doentes crônicos, o tratamento em andamento.

  

 

Documentos necessários:

  

Portadores de deficiência: Cópia dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; e 1 (uma) foto 3x4. Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.

  

Doentes crônicos: Os documentos relacionados acima e: cópias do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde onde realiza tratamento, das receitas atuais dos medicamentos em uso e exames/laudos que comprovem o quadro clínico descrito pelo médico.

 

 

Como funciona?

  

Deficientes físicos, visuais, auditivos ou mentais recebem cartões que garantem a gratuidade equivalente a 60 viagens mensais em cada tipo de transporte (barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens).

  

Doentes crônicos recebem gratuidade unicamente se o tratamento for realizado em cidade diferente da qual resida, com exceção dos municípios que possuam convênio com a Secretaria Estadual de Transportes. Neste caso, o benefício é válido especificamente nos transportes utilizados para a realização do acompanhamento médico. Para quem mora e realiza o tratamento na cidade do Rio de Janeiro, é possível solicitar o cartão caso o deslocamento seja feito através de metrô ou trem.

  

 

Qual é a validade?

  

Para deficientes permanentes a validade é de quatro anos. Para portadores de doenças crônicas a validade é de até dois anos. Nos dois casos, o benefício pode ser renovado.

  

 

Como renovar?

  

A renovação do Vale Social deve ser solicitada dois meses antes de expirar a validade dos cartões, apresentando um novo laudo médico em um dos postos de cadastramento. Com exceção dos deficientes permanentes que devem somente atualizar o cadastro.

 

  

Onde solicitar?

  

O Vale Social está presente em todo o Estado do Rio de Janeiro, e pode ser requerido em mais de 200 postos de atendimento, incluindo os postos Poupa-Tempo, as unidades da Fundação Leão XIII, da Associação Pestalozzi, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), e no Instituto Benjamin Constant, entre outros. Veja a listagem completa no site www.transportes.rj.gov.br.

 

  

Vale Social na sua cidade

  

Em 2011, o Governo do Estado propôs às prefeituras a unificação do serviço. A intenção é facilitar a vida do usuário, que poderá utilizar o cartão intermunicipal também nos transportes da sua cidade.

 

 

Municípios conveniados:

 

Angra dos Reis

Laje do Muriaé

São Gonçalo

 Valença

Arraial do Cabo

Vassouras

Paty do Alferes

 Vassouras

Belford Roxo

Magé

Rio Bonito

 

Cachoeiras de Macacu

Mangaratiba 

Rio das Flores

 

Duque de Caxias

Maricá

São Gonçalo

 

Guapimirim

Mesquita

Sapucaia

 

Iguaba Grande

Miguel Pereira

Saquarema

 

Itaboraí

MIracema

Seropédica 

 

Itaocara

Nilópolis 

Trajano de Morais 

 

Japeri

 Niterói

 Três Rios

 


 

Mais informações:
 

Vale Social

Tels.: 23339316, 23339317 e 23339318

De segunda à sexta, entre 9h e 15h.

 

Ouvidoria

Tels.: 2333-8664/8665

De segunda à sexta, entre 10h e 17h.

transportes@transportes.rj.gov.br

 


Ou então clique em FALE CONOSCO ( opção Vale Social )

 

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