Transportes

Metrô

Transportes

Sistema de metrô do Rio


                                        

 

 

O sistema metroviário conta com 41 estações: 20 da Linha 1 (Uruguai-General Osório) e 26 da Linha 2 (Pavuna-Botafogo), sendo dez delas compartilhadas, e cinco da Linha 4 (Barra da Tijuca-Ipanema). 

 

Hoje, o metrô conta com uma frota de 64 trens com ar-condicionado, sendo 34 trens novos e 30 modernizados. Dentre as composições mais novas estão os 15 novos trens encomendados para a Linha 4.

 

Os investimentos refletiram no número de passageiros transportados diariamente. Em 2007, eram 410 mil passageiros/dia. Atualmente, a média diária é de 850 mil usuários. Durante os Jogos Rio 2016, o sistema bateu o recorde de passageiros transportados em um único dia: 1,121 milhão de pessoas.                         

 

 


Acessibilidade

 

O MetrôRio é totalmente acessível e está entre os oito metrôs mais acessíveis do mundo, de acordo com a Associação Mundial de Metrôs, que reúne os sistemas de Hong Kong, Pequim, Londres, Barcelona, entre outros. O sistema conta com 370 equipamentos de mobilidade em todas as suas 41 estações, dentre os quais plataformas inclinadas, plataformas verticais e elevadores, com um índice de disponibilidade de 97% por dia. Especificamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram investidos aproximadamente R$ 6,5 milhões em construção de dois elevadores e uma rampa (Estácio), quatro plataformas inclinadas (duas em Cardeal Arcoverde e duas em Carioca), duas plataformas verticais (em Central) e um elevador e duas plataformas verticais (em Saens Peña).

 

                                  

Confira mais informações em www.metrorio.com.br.





Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________