Transportes

Notícias

MetrôRio coloca em operação o 19º trem novo

 01/04/2013 - 15:12h - Atualizado em 01/04/2013 - 15:12h

Nova frota rodará preferencialmente na Linha 2. Além de alta tecnologia, novas composições oferecem mais conforto aos usuários


Já estão em operação os 19 novos trens adquiridos pelo MetrôRio. A última composição começou a funcionar na quinta-feira (28/03), concluindo a renovação da frota iniciada em agosto de 2012, disponibilizando trens da mais alta tecnologia.

 

O primeiro dos 19 novos trens chegou ao Rio de Janeiro em abril e entrou em operação no dia 24 de agosto. Desde então, em média, dois trens por mês foram postos em circulação. Em dezembro do ano passado, dez composições já tinham sido incorporadas à frota.

 

O aumento de frota se reflete na fluidez do sistema, que já opera com intervalos mais curtos. Nas pontas de linha (entre Pavuna e Central, entre Saens Peña e Central e entre Ipanema/General Osório e Botafogo), os intervalos já caíram de seis minutos para entre 4´30” e 4´50”; já no trecho compartilhado (entre Botafogo e Central), a redução foi de três minutos para 2´15”. Na manha desta segunda-feira, o secretário Julio Lopes acompanhou, do Centro de Controle de Operação, a circulação dos trens.

 

Alta tecnologia e mais conforto

 

De altíssima tecnologia, os novos trens do MetrôRio foram montados com peças e sistemas das melhores companhias técnicas de vários países. Foram investidos R$ 320 milhões na aquisição da nova frota, que possui ar-condicionado 33% mais potente, mantendo a temperatura média em 23º C.

Os novos trens também possuem um maior espaço interno, obedecendo ao desenho de metrôs de outros países. Os bancos, dispostos de forma longitudinal, oferecem mais espaço aos passageiros, que também podem mudar de carro durante a viagem graças ao sistema de gangways (passagens sanfonadas).

 

Câmeras no interior de todos os carros transmitem imagens para a cabine do condutor e para o Centro de Controle de Tráfego da Concessionária, garantindo mais segurança nas viagens. Painéis de LED informam o mapa das estações e orientam o desembarque dos passageiros. As barras para apoio em pé têm nova distribuição e contam com pega-mãos para aumentar a segurança dos passageiros de baixa estatura. Avisos luminosos informam de que lado do trem as portas são abertas em cada estação.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________