Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Ricardo de Albuquerque ganha Casa do Trabalhador

 25/05/2018 - 15:22h - Atualizado em 25/05/2018 - 15:23h

Inauguração aconteceu na manha de hoje (25/05) e a unidade terá a primeira Cozinha Escola e Panificadora do Trabalhador para cursos de gastronomia social e sustentável.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), inaugurou, na manhã de hoje (10/05), a da Casa do Trabalhador (CT) em Ricardo de Albuquerque. A nova unidade, localizada na Estrada Marechal Alencastro, 2331, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio de Janeiro, será um Centro de qualificação profissional voltada à gastronomia, com a implantação da primeira Cozinha Escola e Panificadora do Trabalhador, totalmente, equipada de forma industrial para atendimento da comunidade local.

 

A principal atividade em Ricardo de Albuquerque é o curso voltado para a gastronomia social sustentável: panificadora onde serão ministradas as artes de produção de pães, bolos e tortas com cascas, sementes e bagaço de produtos. Entre as ofertas da nova Casa do Trabalhador vão estar também atendimentos para mulheres, com Serviço Social, incentivos e oficinas de artesanato. Com a preparação para o Trabalhador do Futuro, o projeto busca o trabalho com jovens.

 

O secretario de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, falou sobre as oportunidades que a nova unidade irá fornecer aos moradores da região. "Fico muito honrado em trazer para Ricardo de Albuquerque esse curso de panificação onde muitas pessoas terão a condição de se qualificar e poder pensar em de montar o seu próprio negócio", afirmou.

 

Rebeca de Sousa Pereira, de 19 anos, moradora de Ricardo De Albuquerque, falou da realização de um sonho. "Sou uma jovem que sonha em ter o próprio negócio é hoje dou início ao projeto para realizar a minha vontade". Para Elizeu Romano, 50, que mora na Pavuna e que está desempregado, a qualificação na nova CT poderá lhe abrir portas. “Vou agarrar este curso como minha única porta para ser um profissional da panificação", garantiu.

 

O professor do Curso de Panificação da CT, Ronan Mattos, 32, há 15 na profissão, falou aos primeiros alunos sobre sua dedicação à arte que irá lhes ensinar. "Tive que trabalhar duro para ser um mestre na culinária e hoje me sinto honrado em passar o que aprendi para fazer a diferença na vida de outras pessoas". Outros cursos oferecidos no local serão os de Encarregado de Limpeza, Vigia e Porteiro, Gestão Patrimonial e Técnicas de Vendas com turmas de 20 a 30 alunos. As inscrições podem ser feitas na administração da Casa do Trabalhador.


O projeto casa do Trabalhador

 

O Programa completa cinco anos, tendo sua primeira unidade em Manguinhos localizada na Av. Dom Hélder Câmara, 1.184, (atrás da UPA de Manguinhos), que já atendeu a mais de 50 mil trabalhadores em serviços sociais, reciclagens ou formação em seus mais de 20 cursos. No local acontece o Projeto Marias, com uma sala para o trabalho sicossocial voltado às crianças da região, reforço escolar e auxílio às mães. A Casa é, ainda, sede do Ballet Manguinhos, maior Projeto Social de Dança da Zona Norte, com aproximadamente 220 meninas. O Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) está presente na unidade e, em 2017, teve 4.759 pedidos de Seguro-Desemprego (SD); 771 trabalhadores encaminhados pela Intermediação de Mão de Obra (IMO), com 73 empregados.

 

Em novembro de 2017 (13-11), a Setrab inaugurou a Casa do Trabalhador da Ilha do Governador, que recebe a mais de 200 pessoas em 12 cursos. Localizada na Estrada da Cacuia, 1574, Cocotá, a CT da Ilha também faz mediação social e administrativa com encaminhamento a outros órgãos. No local há, ainda, uma unidade do Sine que atendeu, em 2017, a 3.358 requerentes de Seguro-Desemprego; 1.225 encaminhamentos na Intermediação de Mão de Obra (IMO), com 167 pessoas colocadas.



Clique aqui e veja o Sine-RJ no mapa do estado

 

Cartilha Digital OUVIDORIA - Documentação e Serviços Setrab


ICARD SETRAB COM TODOS OS SERVIÇOS


CURTA A PÁGINA DA SETRAB NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO SETOR DE TRABALHO E RENDA: https://www.facebook.com/SetrabRJ/
 


  • Fotos

  • Imagem para chamada Mídias Sociais

    1 foto | Trabalho e Renda | 12/06/2017

    Imagem chamada Mídias Sociais Setrab

    Acesse Mídias Sociais Setrab - Além do acesso às mídias sociais, o trabalhador pode obter ajuda sobre Trabalho e Renda, no portal da secretaria (http://www.rj.gov.br/web/setrab), onde estão disponíveis as informações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Intermediação de Mão de Obra/Balcão de Empregos: Facebook Setrab/Twitter Setrab/Linkedin Setrab



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________