ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Governo do Estado recoloca trabalhadores com diversas ações realizadas em 2017 pela Setrab

 26/10/2017 - 19:25h - Atualizado em 26/10/2017 - 19:25h

Com o projeto de modernização das unidades Sine, criação de mais uma Casa do Trabalhador e diversas ações, a secretaria tem conseguido diminuir o impacto da crise econômica


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) deu início, este ano, a um plano de modernização e readequação de unidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). Foram inauguradas cinco novas agências em Shoppings da capital e outras duas em municípios da Região Metropolitana. A medida possibilitou à Setrab uma economia de cerca de R$ 50 mil/ano, por agência, uma vez que os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o estado tendo como parceiros os estabelecimentos comerciais ou as prefeituras das cidades que receberam as unidades.

 

Com a medida, foi possível melhorar o atendimento ao trabalhador que procura o Sine-RJ, permitindo, no primeiro semestre de 2017, um aumento de 48,72% de recolocação das pessoas que procuraram as unidades nos primeiros sete meses de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Apesar da grande crise, com perda de postos de emprego que atinge todo o país, o Governo do Estado do Rio de Janeiro conseguiu recolocar 2.968 pessoas este ano, contra apenas 1.701 em 2016.

 

Além dessas medidas, a secretaria inaugurou nova Casa do Trabalhador na Ilha do Governador, em setembro, e já atende a cerca de 200 pessoas em dez cursos implantados no local. Este ano a matriz da Casa do Trabalhador, em Manguinhos, completou quatro anos. Cerca de 50 mil pessoas passaram pelo local para algum tipo atendimento deste sua abertura. Destes, pelo menos 25 mil realizaram reciclagem, concluíram cursos e ganharam a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho ou se transformaram em empreendedores. Em 2016, a novidade entre os 15 cursos ofertados, foi o de formação em língua alemã. Hoje, Maguinhos atende a cerca de 300 pessoas em cursos, 200 alunos para O Jovem Aprendiz, 53 Atendimento Jurídico/mês e 30 Mediações Sociais/Mês.

 

A secretaria participou, em 2017, de 17 Ações Sociais com atendimento a 1.332 trabalhadores com a expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Intermediação de Mão de Obra para vagas existentes no Mercado de Trabalho. A Setrab realizou, durante todo o mês de setembro, o “Circuito D” de inclusão da pessoa com deficiência (PcD) e reabilitados do INSS, na Capital e em diversos municípios do estado. O programa reuniu mais de 60 empresas e recebeu cerca de dois mil trabalhadores.


 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________