ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Setrab anuncia qualificação para 2,5 mil trabalhadores

 06/10/2017 - 14:50h - Atualizado em 06/10/2017 - 14:51h

São vagas para 22 cursos na Capital, com exigência de que o trabalhador esteja incluído no Sistema Nacional de Empregos ou dê entrada no cadastro para estar apto.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), por meio Subsecretaria de Formação e Qualificação Profissional, iniciaram, nesta sexta-feira (06/10), a inscrição para preenchimento de 2,5 mil vagas para qualificação e aperfeiçoamento profissional ao longo dos próximos 12 meses. O trabalhador deve se dirigir a uma unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), na Capital, para atualização do perfil ou preenchimento do cadastro de inclusão se credenciando à vaga em um dos 22 cursos ofertados gratuitamente.

 

O projeto será realizado com o apoio da Universidade Castelo Branco (UCB), da Organização Não Governamental (ONG) Favela Mundo e da empresa de Conservação Clean Soluções, a partir de convênios de cooperação recíproca e sem recursos para a implementação dos cursos para trabalhadores inscritos no Sine-RJ. Os cursos da Favela Mundo terão suas bases na Rocinha, Piedade, Thomas Coelho e Cidade de Deus. Os da UCB serão ministrados nos Campus de Realengo e Centro da cidade. Já os da Clean Soluções são disponibilizados no Riachuelo.

 

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, afirmou que o processo faz parte do esforço da Setrab para reduzir os efeitos dos cortes de postos de trabalho sofridos no estado e que, juntamente com as reestruturações realizadas no Sine-RJ, o programa atende, diretamente, os mais atingidos pela crise. “Esta é uma oportunidade para o trabalhador redirecionar seus esforços para voltar ao mercado, mas também é uma opção para aqueles que estão empregados, na medida em que devemos sempre nos aperfeiçoar na área em que atuamos. É mais uma vitória da nossa equipe que compartilhamos com o trabalhador”, afirmou.

 

Entre as propostas de qualificação, o trabalhador irá encontrar formação e aperfeiçoamento para Porteiro e Vigia; Encarregado de Limpeza; Gestão de Segurança Patrimonial; Técnica de Vendas; Motivação para o Mercado de Trabalho; Grafite; Maquiagem Social; Decoração de Unhas; Turbantes e Tranças Afro; Fantasias e Adereços; Artesanato; Maquiagem Artística; -Noções Básicas de Marketing; Metodologia 5S; Gerenciamento de Mídias Digitais; Técnicas de Vendas; Gestão Profissional; Atendimento ao Cliente; Excel e Word; Noções Básicas de Inglês; Noções Básicas de Francês; Preparação para Entrevistas de Empregos.

 

A Setrab encaminhou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) uma proposta, que está em análise, para inclusão do Estado no programa Qualifica Brasil, do Governo Federal, voltado para Qualificação e Formação Profissional para mais três mil vagas. A ideia é de que o projeto seja distribuído em três polos com 19 municípios, ofertando formação para Assistente Administrativo; Consultor de Vendas ( Vendedor de Comércio Varejista); Cuidador de Idosos; Eletricista e Instalador de Baixa tensão;Reparador de Telefone; Profissional de Hotelaria ( Porteiro de Hotel, recepcionista de hotel, camareiro de hotel); Profissional de Varejo ( Operador de caixa e repositor); Profissional de Conservação e Limpeza; e Profissional de Produção ( Alimentador de linha de produção e tecnólogo em logística e transporte).

 

É importante salientar que as unidades não recebem currículos e que a inscrição para se candidatar às vagas devem ser feitas nos postos SINE/Setrab.

 

CURTA A PÁGINA DA SETRAB NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO SETOR DE TRABALHO E RENDA: https://www.facebook.com/SecretariadeEstadodeTrabalhoeRendaRiodeJaneiro/
 


  • Fotos

  • Imagem para chamada Mídias Sociais

    1 foto | Trabalho e Renda | 12/06/2017

    Imagem chamada Mídias Sociais Setrab

    Acesse Mídias Sociais Setrab - Além do acesso às mídias sociais, o trabalhador pode obter ajuda sobre Trabalho e Renda, no portal da secretaria (http://www.rj.gov.br/web/setrab), onde estão disponíveis as informações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Intermediação de Mão de Obra/Balcão de Empregos: Facebook Setrab/Twitter Setrab/Linkedin Setrab



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________