ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Setrab entrega primeira Carteira de Trabalho a Alunos do projeto Passageiro do Futuro

 12/09/2017 - 13:41h - Atualizado em 12/09/2017 - 13:42h

Além do documento profissional, os jovens, moradores do Caju, Zona Central da Capital, também foram cadastrados e encaminhados para vagas no Mercado de Trabalho.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), em pareceria com o Projeto Sócio Cultural Passageiro do Futuro, entregou, na primeira semana de setembro, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) a 19 alunos do programa. Além do novo documento, todos foram cadastrados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO) do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) e 12 integrantes do grupo foram encaminhados para entrevistas de emprego no mercado de trabalho.

 

Os alunos receberam as carteiras das mãos do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milto9n Rattes, na presença da Produtora Cultural do projeto, Juliana Magalhães Teixeira e da Assistente Social do programa, Valéria Santana. Milton Rattes parabenizou as duas representantes do grupo e reafirmou a importância da parceria.

 

Em conversa com os jovens o secretário falou do significado do primeiro emprego na vida de um cidadão e aproveitou para dar uma dica aos futuros trabalhadores: “O comprometimento, a seriedade e a responsabilidade são peças fundamentais na formação de um jovem, para que ele se torne um profissional de sucesso”.

 

Bianca De Matos Messias, de 17 anos, Aluna do Curso Maquiagem/Sonorização, afirmou que busca, a partir do projeto e com sua nova Carteira de Trabalho, viver uma experiência que lhe projeto um grande futuro. “Quero uma oportunidade de emprego para ganhar experiência na área e ser reconhecida no mercado como uma grande profissional”, disse Bianca, ao lado do aluno Heitor de Almeida, 20, que cursa Cenografia e quer, além de contribuir com a renda familiar, encontrar o caminho na sua área de formação. “Busco um emprego para ajudar a minha família e alcançar minha independência financeira”.

 

O projeto Passageiro do Futuro existe há vinte anos, de forma itinerante em diversas comunidades do Rio de Janeiro, formando rapazes e moças, entre 15 e 20 anos, em técnicas de sonorização, maquiagem, interpretação, corpo e voz. O grupo que visitou a secretaria e formado em sua totalidade por moradores do Caju (onde o projeto está instalado há três anos), na Zona Central do Rio de Janeiro, e de comunidades próximas.

 

A história do projeto

 

O Passageiro do Futuro teve início em Bangu, em 2001, e seguiu por diversas comunidades da cidade. “Com formato itinerante, o projeto permanece ao menos dois anos em cada lugar”, explica Juliana. “Já atuou em Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro, ocupou por três em parceria com o Sesi/ Firjan o prédio do Cemasi na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana). Agora estamos, no Clube Social Quinta do Caju”.

 

Aos jovens – sempre entre 14 e 20 anos de idade, na maioria absoluta alunos da rede pública – são oferecidas oficinas de capacitação com carga horária de 16 horas semanais e emissão de certificado (em geral, coincidente com o ano letivo).

 

Muitos alunos que passaram pelo Passageiro do Futuro estão atuando no mercado de artes cênicas, de entretenimento e na moda ou ingressaram em cursos superiores da área. A meta é absorver 20% dos alunos no mercado de trabalho das artes cênicas – os próprios professores às vezes contratam alunos do projeto.
 

CURTA A PÁGINA DA SETRAB NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO SETOR DE TRABALHO E RENDA: https://www.facebook.com/SecretariadeEstadodeTrabalhoeRendaRiodeJaneiro/


  • Fotos

  • Projeto Jovens Passageiro do Futuro - cadastro IMO/Sine

    2 fotos | Trabalho e Renda | 12/09/2017

    Fotos Projeto Jovens Passageiro do Futuro

    Entrega de Carteira de Trabalho e Previdência Social a Jovens do Projeto Passageiro do Futuro.

  • Imagem para chamada Mídias Sociais

    1 foto | Trabalho e Renda | 12/06/2017

    Imagem chamada Mídias Sociais Setrab

    Acesse Mídias Sociais Setrab - Além do acesso às mídias sociais, o trabalhador pode obter ajuda sobre Trabalho e Renda, no portal da secretaria (http://www.rj.gov.br/web/setrab), onde estão disponíveis as informações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Intermediação de Mão de Obra/Balcão de Empregos: Facebook Setrab/Twitter Setrab/Linkedin Setrab



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________