ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Jacarepaguá ganha novo Sine-Setrab

 14/08/2017 - 12:51h - Atualizado em 14/08/2017 - 12:51h

Agência, que faz parte do programa que prevê instalação de unidades em shoppings da Capital e região Metropolitana do Rio, começou a funcionar na sexta-feira (11/08), no Center Shopping Rio.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) inauguraram, na tarde de sexta-feira (11/08), mais uma unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). O novo posto já funciona no Piso G2 do Center Shopping Rio, na Avenida Geremário Dantas, 404, Loja 507 B, no Tanque, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A unidade faz parte do processo de renovação e adequação dos serviços que já chegou a seis empreendimentos comerciais da Capital e Região Metropolitana. O Sine Center Shopping Rio irá atender a cerca de 400 pessoas por dia e oferecer acesso ao Seguro-Desemprego (SD) e Intermediação de Mão de Obra (IMO).

 

O projeto de transferência de postos para a área de shoppings prevê a substituição de algumas unidades antigas, que passam a funcionar em locais onde o trabalhador terá acesso mais fácil, melhor condição de atendimento e segurança. A medida possibilitou à Setrab uma economia de cerca de R$ 50 mil/ano, por agência, uma vez que os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o estado. Na página da Setrab, o trabalhador poderá acessar aos endereços das agências e quais serviços elas oferecem ao cidadão (http://www.rj.gov.br/web/setrab).

 

A Operadora de Caixa, Dulcilene da Silva Trindade, de 29 anos, moradora do Jardim Catarina, aproveitou para conhecer a nova unidade e para realizar o cadastro do IMO que pode lhe render uma vaga no mercado de trabalho. “O posto é muito lindo e hoje estou buscando uma oportunidade de emprego com mais dignidade, neste ambiente muito legal”, afirmou.

 

Em dezembro de 2016 foi inaugurada a primeira unidade, de um total de sete, com funcionamento dentro de empreendimentos comerciais da capital e região Metropolitana do Rio. O posto de São Gonçalo, que era localizado na Avenida Presidente Kennedy, 397, loja 01, passou a atender na Avenida Presidente Kennedy, 425, piso G3, dentro do Shopping Partage, na Região Metropolitana.

 

No início do mês de junho, a agência de Madureira, na Rua Carolina Machado, s/n, foi transferida para o Shopping Jardim Guadalupe, na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. Depois foi a vez de ser inaugurado o Sine West Shopping, na Estrada do Mendanha, 555, Loja 285, Piso L2, em Campo Grande. Há previsão ainda para que outra unidade que seja aberta, em data ainda a ser marcada, no Park Shopping Sulacap, Sulacap.

 

Gestor de Recursos Humanos, Anderson Felutor dos Santos, de 31 anos, morador da Taquara, Jacarepaguá, disse que há tempos tinha esperança de que o local ganhasse uma unidade de atendimento para a região. "Enfim um posto Sine aqui no shopping, mais segurança e mais conforto para nós cidadãos”.

 

ADEQUAÇÃO DE POSTO SURTE EFEITO

 

O número de trabalhadores que voltaram ao mercado, por meio do serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO) – Cadastro de Vagas – da Setrab, aumentou em 74,5% nos primeiros cinco meses de 2017, no estado, em relação ao mesmo período de 2016. Este ano, entre janeiro e maio, o serviço mantido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, conseguiu recolocar 2.968 pessoas, contra apenas 1.701 em 2016.

 

Os dados, da Superintendência de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas (SAT-Setrab), mostram que o serviço mantido pela secretaria tem conseguido captar e oferecer vagas reais ao trabalhador, apesar de o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicar que o estado ainda recente da perda de postos de trabalho formais.

 

Projeto Modelo

 

No último Forum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset), realizado em Brasília no início do ano, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, recebeu diversas solicitações de outros estados para detalhar o modelo, que será seguido pelo Rio de Janeiro. Durante o evento em que os contratos foram assinados, o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Rio, Helton Yomura, também elogiou o processo e afirmou que pretende usar o modelo para ampliar os serviços no Estado.

 

“Este processo é novo. Somos a primeira unidade da União a ter Sines funcionando dentro de shoppings. Durante o fórum, fomos chamados a detalhar e, até mesmo, encaminhar cópias dos contratos para servirem de orientação a outros estados”, explicou Milton Rattes.

 

O secretário disse, ainda, que “os shoppings possuem sistema moderno de atendimento, com fácil acesso e com um ambiente interno que também é programado para que as pessoas se sintam seguras e possam ter tranquilidade”. “Pensamos nesse conjunto de ofertas, onde o trabalhador terá agregado um pacote com os serviços do Sine agregados aos que os shoppings já oferecem”, concluiu.

 

SERVIÇO

 

Sine Shopping Center Rio Jacarepaguá
Localização : Av.Geremário Dantas, 404 Loja 507 B Piso G2 - Alameda de Serviços - Tanque -Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ
Serviços oferecidos : Seguro Desemprego e Intermediação de Mão Obra.


SAIBA MAIS SOBRE O ATENDIMENTO DO SINE SETRAB

 

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) do mantém 14 unidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) na capital e outras 24 estão distribuídas nas demais regiões do estado. As agências oferecem acesso ao Seguro-Desemprego (SD), Intermediação de Mão de Obra (IMO) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

Para utilizar o serviço de CTPS e SD nos postos da capital, o trabalhador deverá usar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). As unidades funcionam das 8h30min às 17 horas. Para Intermediação de Mão de Obra não há necessidade de marcação, bastando se dirigir à unida mais próxima do local de residência do trabalhador.

 

Os 24 postos nas demais regiões funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada. Como alerta ao usuário, a secretaria informa que todo serviço são totalmente gratuito. Os Sine/Setrab e o serviço que oferecem podem ser encontrados no link: http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=164788.

 

Além dos postos SINE-RJ da Setrab, podem ser feitas marcações no MTE pelo SAA via internet (http://saa.mte.gov.br) em que o usuário deve buscar a vaga pela Web ou pelo telefone 158. Mais detalhes sobre o serviço devem ser buscados no link do Ministério que é o gestor e fiscalizador deste serviço: (http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego.htm).

 

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

 

O serviço de intermediação de mão de obra visa aproximar a oferta de trabalho de quem procura emprego. Através das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, o trabalhador tem a oportunidade de conquistar uma vaga de acordo com seu perfil profissional. Já o empregador, tem um excelente banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional ideal conforme o perfil de sua empresa.

 

SEGURO-DESEMPREGO

 

O Seguro-Desemprego garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário. Para os postos da capital e do Rio Poupa Tempo, o trabalhador deverá usar o SAA do Ministério e agendar pela internet (http://saa.mte.gov.br/). Os 24 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com pronto atendimento, por ordem de chegada.

 

COMO REQUERER

 

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos contracheques.

 

- Guias do seguro-desemprego conforme Resolução CODEFAT nº 736 (Empregador Web)
- Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado;
- Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.

 

CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

(Alguns postos não fazem Carteira de Trabalho, veja a lista no site da Setrab - http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=164788)

 

O documento pode ser expedido em qualquer um dos Postos do Sine/RJ, distribuídos pelo Estado do Rio. É necessário carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista, uma foto 3x4 recente e colorida e ser maior de 14 anos. Para os postos da capital e do Rio Poupa Tempo, o trabalhador deverá usar o SAA do Ministério e agendar pela internet (http://saa.mte.gov.br/). Os 23 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com pronto atendimento, por ordem de chegada.
 


  • Fotos

  • Atendimento Sine Center Shopping Rio.jpg

    5 fotos | Trabalho e Renda | 14/08/2017

    Imagens Sine Center Shopping Rio

    Unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) inaugurada pela Setrab em Jacarepaguá nod ai 11 de agosto de 2017.



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________