ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Novo Sine-Setrab inaugurado em Irajá

 30/06/2017 - 15:10h - Atualizado em 30/06/2017 - 15:10h

Agência, que faz parte do programa que prevê instalação de unidades em shoppings da Capital e região Metropolitana do Rio, começou a funcionar hoje (30/06) no Via Brasil Shopping.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) inauguraram, nesta sexta-feira (30/06), mais uma unidade Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). O novo posto começou a funcionar no 2º Piso do Via Brasil Shopping, na Rua Itapera, 500, Irajá, Zona Norte do Rio. A abertura da unidade faz do processo de renovação e adequação dos serviços que têm, ainda, outras duas agências com contrato assinado e inauguração prevista em shoppings da Capital. O novo Sine Via Brasil Shopping irá atender a cerca de 400 pessoas por dia e oferecer acesso ao Seguro-Desemprego (SD), Intermediação de Mão de Obra (IMO) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

Pelo menos 500 pessoas aproveitaram a oportunidade para conhecer a nova agência e formaram fila à espera de abertura do shopping na manhã de hoje. Morador de Madureira, o Operador de Máquina Alessandro Dos Santos, de 28 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local. “Estou desempregado há uns seis meses e hoje fui o primeiro da fila porque quero ser o primeiro a conseguir uma vaga de emprego pelo novo posto”, afirmou Alessandro.

 

O projeto de transferência de postos para a área de shoppings prevê a substituição de algumas unidades antigas, que passam a funcionar em locais onde o trabalhador terá acesso mais fácil, melhor condição de atendimento e segurança. A medida possibilitou à Setrab uma economia de cerca de R$ 50 mil/ano, por agência, uma vez que os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o estado. Na página da Setrab, o trabalhador poderá acessar aos endereços das agências e quais serviços elas oferecem ao cidadão (http://www.rj.gov.br/web/setrab).

 

Para a jovem estudante Viviane De Sousa Carvalho, de 22 Anos, moradora do Jardim Catarina, a nova unidade vai facilitar o atendimento das pessoas por causa da localização. "Excelente este posto Sine aqui no Via Brasil, economizei na passagem e estou prestes a conseguir o meu emprego".

 

Em dezembro de 2016 foi inaugurada a primeira unidade, de um total de sete, com funcionamento dentro de empreendimentos comerciais da capital e região Metropolitana do Rio. O posto de São Gonçalo, que era localizado na Avenida Presidente Kennedy, 397, loja 01, passou a atender na Avenida Presidente Kennedy, 425, piso G3, dentro do Shopping Partage, na Região Metropolitana.

 

No início do mês de junho, a agência de Madureira, na Rua Carolina Machado, s/n, foi transferida para o Shopping Jardim Guadalupe, na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. Depois foi a vez de ser inaugurado o Sine West Shopping, na Estrada do Mendanha, 555, Loja 285, Piso L2, em Campo Grande. As outras duas unidades que serão abertas funcionarão no Center Shopping Rio (Jacarepaguá) e Park Shopping Sulacap (Sulacap), mas as datas de inauguração ainda aguardam definição.

 

Seropédica ganha nova agência

 

Além do Sine Via Brasil Shopping, a secretaria reabriu, esta semana (27/06), o Sine Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. O posto, que estava instalado no km 41, número 481 da antiga Estrada Rio-São Paulo, em Campo Lindo, foi transferido - e totalmente remodelado - para o número 26 do km 40 da mesma via. No local haverá atendimento para SD, CTPS e IMO. Hoje são 14 postos na capital, além de 24 espalhados por todo o estado.

 

Projeto Modelo

 

No último Forum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset), realizado em Brasília no início do ano, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, recebeu diversas solicitações de outros estados para detalhar o modelo, que será seguido pelo Rio de Janeiro. Durante o evento em que os contratos foram assinados, o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Rio, Helton Yomura, também elogiou o processo e afirmou que pretende usar o modelo para ampliar os serviços no Estado.

 

“Este processo é novo. Somos a primeira unidade da União a ter Sines funcionando dentro de shoppings. Durante o fórum, fomos chamados a detalhar e, até mesmo, encaminhar cópias dos contratos para servirem de orientação a outros estados”, explicou Milton Rattes.

O secretário disse, ainda, que “os shoppings possuem sistema moderno de atendimento, com fácil acesso e com um ambiente interno que também é programado para que as pessoas se sintam seguras e possam ter tranquilidade”. “Pensamos nesse conjunto de ofertas, onde o trabalhador terá agregado um pacote com os serviços do Sine agregados aos que os shoppings já oferecem”, concluiu.
 


  • Fotos

  • Imagem para chamada Mídias Sociais

    1 foto | Trabalho e Renda | 12/06/2017

    Imagem chamada Mídias Sociais Setrab

    Acesse Mídias Sociais Setrab - Além do acesso às mídias sociais, o trabalhador pode obter ajuda sobre Trabalho e Renda, no portal da secretaria (http://www.rj.gov.br/web/setrab), onde estão disponíveis as informações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Intermediação de Mão de Obra/Balcão de Empregos: Facebook Setrab/Twitter Setrab/Linkedin Setrab



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________