ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Cresce em 74,5% o número de recolocados em vagas da Setrab

 30/06/2017 - 12:21h - Atualizado em 30/06/2017 - 12:21h

Painel de captação de empregos da secretaria levou 2.968 pessoas de volta ao Mercado de Trabalho entre janeiro e maio deste ano.


O número de trabalhadores que voltaram ao mercado, por meio do serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO) – Cadastro de Vagas – da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), aumentou em 74,5% nos primeiros cinco meses de 2017, no estado, em relação ao mesmo período de 2016. Este ano, entre janeiro e maio, o serviço mantido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, conseguiu recolocar 2.968 pessoas, contra apenas 1.701 em 2016.

 

Os dados, da Superintendência de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas (SAT-Setrab) mostram que o serviço mantido pela secretaria tem conseguido captar e oferecer vagas reais ao trabalhador, apesar de a última divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ter apontado que o estado foi o segundo em perda de postos de trabalho formais, em maio. O Rio Grande do Sul foi o que teve maior corte, com mais de 12 mil vagas encerradas, contra 5.583 no Rio de Janeiro, com um total de menos 59.890 postos em 2017.

 

José Nilton de Oliveira, de 53 anos, que estava há dois anos desempregado, fala sem saudade do período em que buscava uma vaga no mercado. Em abril, depois de inúmeras buscas, o telefone tocou. Era uma servidora do Sine/Setrab-Tijuca para convocá-lo a comparecer ao posto, onde uma carta de emprego o aguardava. Morador do Cachambi, Zona Norte do Rio, casado, com dois filhos, José Nilton é outro homem e vê um futuro promissor.

 

“Eu vivia cabisbaixo. È assim quando se está desempregado. Hoje não, a coisa mudou, a empresa é boa e vejo chances de crescer nela. Estou muito feliz”, garante o Operador de Caldeira que trabalha no setor de reciclagem de resíduos do RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim.

 

Suzana de Almeida Silva, de 44 anos, moradora de Belford Roxo, estava sem emprego há nove meses. Com experiência nas áreas Administrativa em Saúde e também como Atendente foi ao Sine em maio e acabou surpreendida com uma chance para Operadora de Telemarketing. Não pensou duas vezes e já pensa em novas oportunidades que sua empresa dispõe.

 

- Foi horrível! O pior período que já passei foram esses nove meses sem trabalhar. Hoje é diferente, é outra vida por conta de estar trabalhando. Apesar de experiência e perfil de outra área, estou me esforçando e atenta às possibilidades de crescimento que tenho aqui. Estou me esforçando para garantir meu espaço – diz Suzana, que tem um filho de 16 anos.

 

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, afirmou que a Setrab está, apesar da crise “que é nacional” (são 14 milhões de pessoas desempregadas em todo o país), possibilitando um movimento para reduzir o problema no estado. “Pode parecer pouco porque são muitos desempregados, mas, um crescimento de 74,5% neste período, tem que ser comemorado. Mas continuamos num esforço para que melhore muito mais. Hoje temos 14 postos na capital, além de 24 espalhados por todo o estado, e estamos com outros para serem abertos”, garantiu Milton Rattes.

 

Milton garantiu que o crescimento do número de pessoas recolocadas deve-se, entre outras coisas, ao reforço na captação de vagas empreendido na secretaria a partir de um processo de reestruturação dos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). Mesmo que o número de postos existentes no mercado tenha reduzido de 23.468, em 2016, para 11.168, em 2017 – dados de janeiro a maio dos dois anos -, foi possível ampliar o aproveitamento das chances.

 

- Com essa melhora na nossa estrutura, a Intermediação de Mão de Obra tem localizado vagas que vão de encontro ao perfil do trabalhador. Isso aumenta o aproveitamento. Precisamos que o empregador exponha suas vagas. Estamos abertos a fazer esse trabalho de intermediação que é bom para o trabalhador e para as empresas - explicou o secretário.

 

Seropédica ganha nova agência

 

Além do Sine Via Brasil Shopping, a secretaria reabriu, esta semana (27/06), o Sine Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. O posto, que estava instalado no km 41, número 481 da antiga Estrada Rio-São Paulo, em Campo Lindo, foi transferido - e totalmente remodelado - para o número 26 do km 40 da mesma via. No local haverá atendimento para SD, CTPS e IMO.

 

Projeto Sine shoppings

 

A Setrab inaugurou, na manhã desta sexta-feira (30/06), mais uma unidade Sine-RJ. O novo posto funciona no Via Brasil Shopping, na Rua Itapera, 500, Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro. A nova agência dará continuidade ao processo de renovação e adequação dos serviços que têm, ainda, outras duas unidades com contrato assinado e inauguração prevista em shoppings da Capital. O novo Sine irá oferecer acesso ao Seguro-Desemprego (SD) e Intermediação de Mão de Obra (IMO) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

O projeto de transferência de postos para a área de shoppings prevê a substituição de algumas unidades antigas, que passam a funcionar em locais onde o trabalhador terá acesso mais fácil, melhor condição de atendimento e segurança. A medida possibilitou à Setrab uma economia de cerca de R$ 50 mil/ano, por agência, uma vez que os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o estado. Na página da Setrab, o trabalhador poderá acessar os endereços das agências e quais serviços elas oferecem ao cidadão (http://www.rj.gov.br/web/setrab).

 

Em dezembro de 2016 foi inaugurada a primeira unidade, de um total de sete, com funcionamento dentro de empreendimentos comerciais da capital e região Metropolitana do Rio. O posto de São Gonçalo, que era localizado na Avenida Presidente Kennedy, 397, loja 01, passou a atender na Avenida Presidente Kennedy, 425, piso G3, dentro do Shopping Partage, na Região Metropolitana.

 

No início do mês de junho, a agência de Madureira, na Rua Carolina Machado, s/n, foi transferida para o Shopping Jardim Guadalupe, na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. Depois foi a vez de ser inaugurado o Sine West Shopping, na Estrada do Mendanha, 555, Loja 285, Piso L2, em Campo Grande. As outras duas unidades que serão abertas funcionarão no Center Shopping Rio (Jacarepaguá) e Park Shopping Sulacap (Sulacap), mas as datas de inauguração ainda aguardam definição. A secretaria reabriu, ontem, 27 de junho, o Sine Seropédica com a mudança do km 41, número 481 da antiga Estrada Rio-São Paulo, em Campo Lindo, para o número 26 do km 40 da mesma estrada.
 


  • Fotos

  • Imagem para chamada Mídias Sociais

    1 foto | Trabalho e Renda | 12/06/2017

    Imagem chamada Mídias Sociais Setrab

    Acesse Mídias Sociais Setrab - Além do acesso às mídias sociais, o trabalhador pode obter ajuda sobre Trabalho e Renda, no portal da secretaria (http://www.rj.gov.br/web/setrab), onde estão disponíveis as informações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Intermediação de Mão de Obra/Balcão de Empregos: Facebook Setrab/Twitter Setrab/Linkedin Setrab



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________