ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Estado lança Plano de Economia Solidário

 07/06/2017 - 12:55h - Atualizado em 07/06/2017 - 12:55h

O processo de elaboração do documento obedeceu a princípios do planejamento participativo, característica da Economia Solidária, com o efetivo envolvimento de entidades públicas e de trabalhadores nas definições de temas e questões para consolidar e ampliar o programa no estado.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio das secretarias de Estado de Trabalho e Renda (Setrab); de Cultura; e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento -, faz o lançamento, no dia 23 de junho, o Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (PEES-RJ). A programação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); com o Fórum Estadual de Economia Solidária e a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da ALERJ, acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.


O plano foi concluído e publicado no Diário Oficial do Estado (DORJ) em 14 de setembro do ano passado e tem suas bases em políticas já existentes no Rio de Janeiro e dirigidas à sociedade civil. O processo de elaboração do PEES obedeceu a princípios do planejamento participativo, característica da Economia Solidária, com o efetivo envolvimento de entidades públicas e de trabalhadores nas definições de temas e questões para consolidar e ampliar o programa no estado.


O documento final do plano foi precedido por 20 (vinte) encontros e, ainda, pela “III Conferência Estadual de Economia Solidária”, - espaços de ampla participação do movimento em torno das demandas para fortalecimento. Para subsidiar a definição das diretrizes do PEES, os encontros foram organizados em etapas, onde foram discutidas finanças solidárias; agricultura familiar; artesanato; moda e decoração; reciclagem; pesca artesanal; comunidades tradicionais; serviços; alimentação; empresas recuperadas; cultura e comunicação; comércio justo e serviços.


O lançamento terá apresentações de grupos da economia solidária, apresentação do hino da economia solidária e a participação de representantes de órgãos governamentais e empreendimentos econômicos solidários. Os participantes do evento receberão uma cópia do documento e poderão visitar o Festival de Economia Solidária do Município do Rio de Janeiro, onde vários empreendedores vão apresentar e comercializar seus produtos e serviços.


A entrada é franca mediante a um cadastramento que pode ser realizado acessando ao Site de Lançamento do Programa no link https://planoecosolrj.wixsite.com/plano. Confira abaixo o serviço e a programação.


Mercado Público de Economia Solidária


Em novembro do ano passado, a Setrab e a Secretaria Nacional de Economia Solidária deram início ao projeto que possibilitará ao estado à criação do Mercado Público de Economia Solidária do Rio de Janeiro (MPESOL). Equipes de técnicos da secretaria já trabalham no projeto, com base em dois convênios que totalizam R$ 3 milhões, para implantação do mercado.

 

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO PLANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

DATA: 23 DE JUNHO DE 2017-06-07
LOCAL: THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO - PRAÇA FLORIANO, S/N - CENTRO, RIO DE JANEIRO.
HORÁRIO: DAS 9 HORAS ÀS 13 HORAS
INGRESSO: POR MEIO DE CADASTRAMENTO NO SITE: https://planoecosolrj.wixsite.com/plano


PROGRAMAÇÃO:
• 09:00H - DISTRIBUIÇÃO DOS INGRESSOS
• 10:00H - ABERTURA
• 10:10H – COMPOSIÇÃO DA MESA COM REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS E DE EMPREENDIMENTOS
• 10:20H – HINO NACIONAL
• 10:30H – APRESENTAÇÃO DO HINO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COM O CORAL DE PARACAMBI E ENTRADA DOS PRODUTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
• 10:40H – FALA DO SECRETÁRIO DE CULTURA
• 10:55H – APRESENTAÇÃO DO FILME DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
• 11:10H – APRESENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
• 11:30H – FALA DOS REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS E DE EMPREENDIMENTOS
• 12:00H - APRESENTAÇÃO DO JONGO DE PINHEIRAL - EES CULTURAL
• 12:15H – ENCERRAMENTO E VISITA AO FESTIVAL MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________