ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

Secretários de Trabalho querem reestruturar o Sine

 17/05/2017 - 12:13h - Atualizado em 17/05/2017 - 12:13h

Durante reunião de integrantes do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset) com o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maio, nesta terça-feira, 16/05, em Brasília, houve solicitação para agilizar este processo.


Secretários de Trabalho de todo o Brasil, reunidos no Fórum Nacional de Secretários de Trabalho (Fonset), participaram, na tarde de terça-feira, 16/05, de um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A comitiva foi recebida no gabinete do parlamentar, em Brasília. O grupo solicitou a reunião para oficializar um pedido de intervenção e empenho sobre o Projeto de Lei do Executivo (PL 5278/16) que trata da reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Pela proposta, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) passaria a ser gerido e financiado em cada esfera de Governo (Distrital, Estadual e Municipal), sob a coordenação da União, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

O PL 5278/16 já está na comissão da Câmara, sob a presidência do Deputado Federal, Benito Gama, há um ano. A demora na aprovação tem preocupado os secretários de Trabalho, principalmente pelas condições de sucateamento que os Órgãos enfrentam em todo o País. Com a aprovação, além de verbas destinadas aos Sines, os mesmos passarão a ter maior autonomia para a execução de várias frentes de atuação.

 

"Nossa vinda até aqui tem o objetivo de solicitar junto ao Presidente um olhar mais atento ao Sine e, quem sabe, uma provocação junto aos demais parlamentares para a aprovação imediata desse PL”, disse a presidente do Fonset, Patrícia do Amaral, acrescentando que esta seria uma forma de resgatar o Sine e consequentemente atender de forma mais ativa os trabalhadores.

 

O secretário do Trabalho do Rio de Janeiro, Milton Rattes, também reforçou a importância dessa aprovação, uma vez que essa angústia é sentida por todos os secretários do Brasil. “Estamos muito confiantes e acreditamos que a partir de agora o PL será votado, principalmente porque o Deputado demonstrou muito interesse em nos ajudar”, disse.

 

“Pela reunião com o presidente Rodrigo Maia já avançamos muito com esse Projeto, agora ele só precisa ser aprovado em plenária”, pontuou o secretário de Trabalho de Pernambuco (PE), Alexandre Valença.

 

Sinalização

Após ouvir as apelações da comitiva e se inteirar do assunto, o presidente Rodrigo Maia comprometeu-se a reunir nesta quarta-feira, 17, com o deputado Benito Gama e juntos levarem o assunto à plenária.

 

Participação

Além da presidente, Patrícia do Amaral, estiveram na reunião o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Correia, o superintendente de Articulação Institucional do Rio de Janeiro, Allan Marchione, a Secretária do Pará, Ana Cunha e o secretário de São Paulo, José Luiz Ribeiro.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________