ENQUETE

Quais ações, promovidas pela Setrab, você encontra mais dificuldade de acessar em seu município?

  • Emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Qualificação Profissional
  • Seguro-Desemprego

Trabalho e Renda

Notícias

Trabalho e Renda

TRABALHADOR, SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE CARTEIRA DE TRABALHO, BALCÃO DE VAGAS E SEGURO-DESEMPREGO, DEVE PROCURAR A OUVIDORIA DA SETRAB

 15/01/2016 - 11:38h - Atualizado em 15/01/2016 - 11:38h

Atendimento pelo telefone 2332-9999, no e-mail setrabrjouvidoria@gmail.com ou pelo Skype ouvidoria.trabalho@outlook.com


A Ouvidoria do Trabalho é um canal de comunicação à disposição da população para esclarecer dúvidas relacionadas a benefícios como Carteira de Trabalho, Seguro-Desemprego e acompanhamento para balcão de emprego. Quando há necessidade, os técnicos encaminham as solicitações à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho.

 

A Ouvidoria atende pela Central Telefônica 2332-9999 e pelo email setrabrjouvidoria@gmail.com, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Visando a uma maior aproximação dos serviços da população a Ouvidoria também promove, durante todo o ano, ações itinerantes com o projeto “Ouvidoria na Rua”, quando os técnicos se deslocam com a unidade móvel para atendimento em todas as regiões do estado.

 

Serviço:
Postos SINE

O Governo do Estado, por meio da Setrab, mantém em funcionamento 14 postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ), na capital. Para acessar o serviço, o trabalhador deverá usar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). As unidades funcionam de 8h30 até às 17 horas.


Outros 24 postos estão distribuídos nas demais regiões e funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada. Como alerta ao usuário, a secretaria informa que todo serviço é totalmente gratuito.


A Setrab atende, ainda, em unidades do Rio Poupa Tempo. Todas funcionando pelo SAA do MTE com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/).

Além dos postos SINE-RJ, podem ser feitas marcações no MTE pelo Serviço de Atendimento Agendado (SAA) via internet (http://saa.mte.gov.br) em que o usuário deve buscar a vaga pela Web ou pelo telefone 158. Mais detalhes sobre o serviço devem ser buscados no link do Ministério que é o gestor e fiscalizador deste serviço: (http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego.htm).

As unidades da prefeitura do Rio podem ser localizadas no seguinte endereço na internet: http://www.rio.rj.gov.br/web/smte/exibeconteudo?id=2815500.


Intermediação de Mão de Obra

 

O serviço de intermediação de mão de obra visa aproximar a oferta de trabalho de quem procura emprego. Através das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, o trabalhador tem a oportunidade de conquistar uma vaga de acordo com seu perfil profissional.

Já o empregador, tem um excelente banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional ideal conforme o perfil de sua empresa.

 

Seguro-desemprego

 

O seguro-desemprego garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário.

Como Requerer?

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos contracheques.
Confira a relação de documentos que deve ser apresentada:
- Guias do seguro-desemprego conforme Resolução CODEFAT nº 736 (Empregador Web)
- Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado;
- Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.

 

Carteira de Trabalho

 

O documento pode ser expedido em qualquer um dos Postos do Sine/RJ, distribuídos pelo Estado do Rio. Basta comparecer munido de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento ou certificado de reservista, uma foto 3x4 recente e colorida e ser maior de 14 anos.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________