Segurança

Notícias

Secretário de Segurança recebe Ministério Público e Defensorias da União e do Estado

 16/10/2018 - 15:45h - Atualizado em 16/10/2018 - 15:45h

Secretário de Segurança apresentou as iniciativas de prevenção e valorização dos agentes de segurança e das estratégias da Seseg para a preservação da vida e também a diminuição dos índices de criminalidade


O Secretário de Estado de Segurança (Seseg), General Richard Nunes, participou hoje (16/10) de uma reunião com a Defensoria Pública da União, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Gabinete da Intervenção Federal e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. Na ocasião, Richard Nunes apresentou as iniciativas de prevenção e valorização dos agentes de segurança e das estratégias da Seseg para a preservação da vida e também a diminuição dos índices de criminalidade, como os crimes contra a vida e contra o patrimônio – esse último, fonte de financiamento do narcotráfico para a aquisição de armas de guerra.

 

 

Abordando as ações de valorização, prevenção e preservação da vida, o Secretário destacou as seguintes atuações:

· Instrução Normativa nº 03, que estabelece o aprimoramento dos atos normativos das Polícias Civil e Militar, referentes aos protocolos operacionais para áreas sensíveis, localidades onde se presume que possa ocorrer elevado risco de confronto armado com criminosos em decorrência de uma operação policial;

 

· Aplicativo Emergência RJ como medida protetiva para a população. O aplicativo existe desde 2016 e nele o usuário pode fazer denúncias que vão direto para a Central do 190. Em breve será lançada uma nova funcionalidade do aplicativo onde o cidadão fluminense irá receber as informações de operações policiais na área em que ele estiver localizado;

 

· ValoraSeg, um aplicativo de celular desenvolvido pela Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção que amplia, qualifica e padroniza o atendimento às vítimas de crimes contra grupos vulneráveis (crianças e adolescentes, mulheres, LGBT, idosos e vítimas de crimes raciais e intolerância religiosa);

 

· Visitas às Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), principalmente as do interior, para conhecer as necessidades dos agentes de segurança e das Unidades Operacionais.


Ao explicar sobre a Instrução Normativa n° 03, o Secretário afirmou que caso ocorra violação por parte dos agentes de segurança, a conduta será investigada. “Na semana passada nós publicamos uma nova Instrução Normativa impedindo o emprego de aeronaves, a utilização de prédios públicos, entre outras diretrizes. Se houver uma prática contrária a essa Instrução, iremos apurar o caso e os policiais que, por acaso, tenham cometido a violação, serão obviamente investigado”, afirmou.

 

 

Durante a apresentação, Richard Nunes também citou a ampla aprovação da população ao processo de Intervenção Federal. Dados do instituto de pesquisa Datafolha apontam que 72% da população é favorável a Intervenção Federal. Ele apresentou às autoridades presentes os dados do Instituto de Segurança Pública que mostram a redução de importantes indicadores de criminalidade. “O roubo de carga financia a criminalidade para a compra de armas. Coibir o roubo de veículo é proteger a vida, porque 43% dos latrocínios ocorrem nos roubos de automóveis”, disse.

 

 

Ele também esclareceu aos presentes as polêmicas sobre os mandados por área e sarqueamento em comunidades. O Secretário também lamentou a repercussão internacional do relatório divulgado pela Defensoria Pública que acusa, sem identificar, agentes de segurança por supostos abusos e crimes em comunidades.

 

 

Ao encerrar a reunião, Richard afirmou que o diálogo entre as instituições é fundamental para que todos continuem trabalhando em prol da sociedade. “O relatório que a Defensoria Pública nos entregou será muito bem analisado”, finalizou. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________