Segurança

Notícias

Secretaria de Segurança adota conjunto de medidas para reduzir a criminalidade em Niterói

 12/04/2012 - 16:34h - Atualizado em 12/04/2012 - 16:34h


O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, em reunião ontem (11/4) com o comandante da Polícia Militar, coronel Erir Costa Filho, e com subsecretários e outros oficiais da cúpula da PM, definiu uma série de medidas para atacar imediatamente o aumento da violência na cidade de Niterói e produzir resultados no menor prazo possível.

 

As principais medidas são:

• Criação de duas Companhias Destacadas do 12º BPM, cada uma com cerca de 100 homens, sob comando de um capitão PM. O comando da Polícia Militar verificará hoje em Niterói os locais mais adequados e a infraestrutura necessária para instalar essas duas Companhias Destacadas em prazo de urgência, no máximo em 10 dias.

 

• A PM possui uma experiência de sucesso com a atuação de Companhias Destacadas, que já atuam em Macaé(comunidades de Nova Holanda e Malvinas) e nas comunidades cariocas da Camarista Méier, Morro Azul e no bairro Vista Alegre. Em todos os casos, esse policiamento tem assegurado a segurança dessas comunidades, através de um policiamento local mais focado nos problemas da região.

 

• As duas Companhias Destacadas serão as seguintes:

* Uma com sede no morro do Cavalão, mas que será responsável também pelo policiamento ostensivo na vizinha comunidade de Souza Soares.

* Outra com sede no morro do Estado, que se responsabilizará pelo policiamento ostensivo na vizinha comunidade do Palácio.

 

• Reforço no policiamento ostensivo de Niterói com o apoio de 33 motos e 44 soldados do Projeto Garupa, que trabalha com grupamentos de 3 motos, uma delas com um policial armado na garupa. As equipes do Projeto Garupa chegam em Niterói até domingo e ficarão na cidade o tempo que for necessário.


• Reforço no policiamento ostensivo com a criação de uma base da Polícia Montada na cidade. O comando do Batalhão de Polícia Montada estará hoje na cidade avaliando local para instalar as baias e a infraestrutura necessária para a tropa montada. As tropas montadas começarão a atuar em no máximo 15 dias e ficarão na cidade por tempo indeterminado.

 

• Chegou esta semana ao 12º BPM (Niterói) um reforço de 122 soldados PM e 22 viaturas, que já estão trabalhando no policiamento ostensivo da cidade.

 

• Já está assinado o convênio do Proeis (Programa Estadual de Integração da Segurança.) com a Prefeitura de Niterói para a cessão de 100 soldados da PM que irão trabalhar em suas horas de folga sob o comando da municipalidade, reforçando o policiamento ostensivo do 12º BPM. O convênio entra em vigor no fim deste mês.

 

• A primeira ação do Programa Mais Polícia, que está em fase final de regulamentação pela Secretaria de Segurança, será na cidade de Niterói, através da contratação de policiais do 12º BPM para realizar horas extras em seus horários de folga, reforçando assim o efetivo para o policiamento ostensivo da cidade.

 

• O 7º Batalhão da PM, no vizinho município de São Gonçalo, também está recebendo nos próximos dias um reforço de 50 policiais.

 

•  Já está marcado, para 2 de maio, o pregão da licitação para a transformação da 81ª Delegacia Policial, em Itaipu, numa delegacia legal, totalmente informatizada, melhorando seus serviços e o atendimento à população.

 

• A delegada Martha Rocha determinou que as cinco delegacias da Polícia Civil em Niterói redobrem seus trabalhos de investigação sobre os crimes sendo praticados na cidade, de forma prender, no menor espaço de tempo, os criminosos que atuam na região. As delegacias são: 76ª DP (Centro), 77ª DP (Icaraí), 78ª DP (Fonseca), 79ª DP (Jurujuba) e 81ª (Itaipu).


Coordenadoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Segurança
Governo do Rio de Janeiro




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________