Segurança

Notícias

Policiais militares são capacitados para uso da ferramenta de análise criminal: ISPGeo

 07/04/2017 - 15:29h - Atualizado em 07/04/2017 - 15:29h


Na quinta-feira (06/04), o Instituto de Segurança Pública (ISP) capacitou policiais de três unidades para a utilização da ferramenta de análise criminal ISPGeo. Policiais do 6º BPM (Tijuca), do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e do Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ/CAES) participaram do curso, ministrado pelo Coordenador de Projetos do ISP, Major Leonardo Vale.

- O principal objetivo da ferramenta é facilitar o trabalho do policial da ponta, aquele que é responsável pelo planejamento operacional. E o ISPGeo, além de facilitar a análise, otimiza a alocação dos recursos – ressaltou o Major Leonardo.

 

Considerada uma das políticas de redução da criminalidade mais efetivas do mundo, o monitoramento de manchas criminais demanda uma solução tecnológica que permita a visualização do exato local onde o crime ocorreu, assim como a identificação de características urbanísticas da área. A princípio, a plataforma está sendo alimentada pela base de dados dos registros de ocorrências (RO) da Polícia Civil. Ao longo dos próximos meses, serão integrados ao sistema os registros do serviço 190 da Polícia Militar e do Disque-Denúncia, assim como outras bases relevantes para o uso policial.


O Cabo Luís Custódio, do 6° BPM, foi um dos policiais capacitados nesta fase:


- O ISPGeo é extremamente relevante porque, com ele, o batalhão não fica às cegas. Ao invés de designar um efetivo num local que você acha que tem alguma coisa, nós conseguimos trabalhar diretamente em cima da mancha criminal e focar nos pontos principais – afirmou o Cabo.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________