Segurança

Notícias

Instituto de Segurança Pública divulga relatório de apreensão de drogas

 15/02/2017 - 14:29h - Atualizado em 15/02/2017 - 14:29h


As apreensões de drogas, especialmente aquelas por tráfico, estão crescendo no estado, assim como a massa total de maconha e cocaína recolhida nas ruas, é o que mostra o relatório “Panorama das apreensões de drogas no Rio de Janeiro”, divulgado hoje (15/02) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

 

O relatório mostra o panorama das apreensões de drogas no estado do Rio de Janeiro por meio de estatísticas descritivas. Ao qualificá-las com detalhamentos importantes, oferece subsídios para a opinião pública, permitindo reflexões sobre esse fenômeno. No relatório são apresentados os valores de registros de acordo com cada uma das modalidades – posse ou uso, tráfico e apreensão de drogas sem autor -, assim como a massa dos três principais tipos de drogas: maconha, cocaína e crack.

 

De acordo com o relatório, entre 2008 e 2015, o número de registros de ocorrência (RO) triplicou, chegando a mais de 28 mil em 2015. Em 50% das ocorrências nesse ano, apreendeu-se até 10 gramas de maconha. No entanto, os valores são distintos, caso se separe por modalidade de ocorrência. As apreensões por tráfico e sem autoria tiveram medianas de 56 e 70 gramas de maconha em 2015, respectivamente, contra dois gramas nos casos de posse. Viu-se também que cerca de 400 ocorrências apreenderam 94 toneladas de maconha, e que 500 casos recolheram quase cinco toneladas de cocaína. Ainda em 2015, 50% das ocorrências foram consideradas como tráfico e 43% como posse.

 

Os dados apresentados no relatório são originários dos registros de ocorrência das apreensões de drogas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e dos laudos periciais feitos pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que atesta a presença de substâncias ilícitas e sua quantidade.

 

Para ter acesso ao relatório “Panorama das Apreensões de Drogas no Rio de Janeiro”, clique aqui.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________