Segurança

Notícias

Segurança

Batalhão de Ações com Cães realiza treinamento nas barcas

 09/06/2016 - 16:08h - Atualizado em 09/06/2016 - 16:48h
 » Julia de Brito

Ação preventiva faz parte das preparações para as Olimpíadas


Mais um treinamento com foco nas Olimpíadas foi realizado pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC), subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar. Desta vez, a simulação aconteceu na Estação das Barcas (trajeto Rio-Niterói), localizada na Praça XV. A ação preventiva, que acontece nesta quinta-feira (9/6), a 57 dias dos Jogos Rio 2016, contou com um total de dez cães farejadores – cinco farejadores de explosivos e cinco farejadores de armas e drogas – e 15 policiais.


O treino, que teve duração de três horas, simulou a entrada tática numa embarcação, com reconhecimento de área e descoberta de explosivos, drogas e armas. Esta é a quarta vez que um simulado é realizado nas barcas com foco nas Olimpíadas.
 

– Este treinamento tem o objetivo de ambientar nossos cães. Todos foram certificados pela RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion), força de elite da Polícia Nacional Francesa, em visita recente ao Rio. Já realizamos uma série de simulados em trens, aeroportos, entre outros locais. Estamos prontos para atuar no grande evento internacional que se aproxima – disse o primeiro-tenente do BAC, Victor Martires.
 

Operação


O primeiro cão a participar do simulacro foi Chefe, filho de Boss, um dos maiores destaques no faro de armas e drogas do BAC (já aposentado). O animal da raça Labrador descobriu uma substância explosiva embaixo de um dos assentos da embarcação. A mesma dinâmica de treinamento aconteceu com os outros 9 cães envolvidos na ação, entre eles aqueles preparados para o faro de drogas e armas.

Treinamentos

Esta é a quarta vez que a Polícia Militar realiza treinamentos com o suporte da CCR Barcas, a concessionária responsável pelas barcas. Entre os simulados realizados no serviço destaca-se o realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) com militares da Força de Operações Especiais da Marinha Americana (SEALs) no mês de abril. Ao todo, cerca de 30 homens estiveram presentes no treinamento. O objetivo do exercício conduzido pelos agentes brasileiros na Concessionária foi promover a troca de conhecimentos e técnicas antiterror em ambientes confinados.

No início desse mês, policiais dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e de Operações Especiais de Fuzileiros Navais participaram de simulação com tomada de refém na estação de trem do Engenho de Dentro. As forças especiais receberam o suporte técnico de representantes da RAID. O treinamento foi o terceiro realizado esse ano no sistema da SuperVia com foco nos Jogos.


  • Fotos

  • Policiais militares reforçam treinamento para os Jogos Olímpicos. Treinamento do Bac nas barcas Rio X Niterói.

    10 fotos | Segurança | 09/06/2016

    Policiais militares reforçam treinamento para os Jogos Olímpicos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________