Segurança

Perfil do Secretário



O General de Brigada do Exército Brasileiro, Richard Fernandez Nunes, é natural do Rio de Janeiro.


Ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em fevereiro de 1978, e foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em dezembro de 1984. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014.


Realizou os seguintes cursos e estágios no Exército Brasileiro: Defesa Química, Biológica e Nuclear; Aperfeiçoamento de Oficiais; Comando e Estado-Maior; Adaptação à Caatinga; Comandante de Unidades Blindadas; Política, Estratégia e Alta Administração do Exército; e Comunicação Social.


No exterior, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional, em Madri.


É bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui o MBA-Executivo da Fundação Getúlio Vargas.


Como oficial aperfeiçoado, foi comandante de bateria no Grupo- Escola de Artilharia; instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; ajudante-de-ordens do Vice-Presidente da República; e observador militar na Missão de Verificação das Nações Unidas na Guatemala.


Como oficial de estado-maior, serviu no Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Recife; foi assessor militar e professor na Academia Militar dos EUA, em West Point; e instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).


Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Grupo Salomão da Rocha, em Curitiba.

 

Chefiou o Centro de Estudos Estratégicos da ECEME, gerenciando a sua transformação no Instituto Meira Mattos.

 

Sua última comissão como oficial superior foi a chefia da Divisão de Planejamento e Gestão do Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília. Cumulativamente, coordenou as ações de defesa química, biológica, radiológica e nuclear, junto ao Comando de Operações Especiais, no Centro de Coordenação de Prevenção e Combate ao Terrorismo, durante a Copa das Confederações FIFA/2013.


Como oficial-general, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada – Brigada Silva Paes, em Santa Catarina. De dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, assumiu o comando do 5º contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré.

 

É atual comandante da ECEME – Escola Marechal Castello Branco – desde setembro de 2016.


Em 27 de fevereiro de 2018, foi apresentado como secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________