Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Pública

Subsecretaria de Assuntos Estratégicos



 

Nome: Roberto Alzir Dias Chaves


Cargo: Subsecretário de Assuntos Estratégicos

 

 

Histórico Profissional: Roberto Alzir durante o início de sua carreira profissional foi oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de 1988 a 2003, tendo servido nas seguintes unidades, 20º BPM, CFAP, 3ª Seção do Estado-Maior Geral e na Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público, de onde já como Major, saiu em razão de sua aprovação em concurso público para o cargo de Delegado da Polícia Federal. Em seu novo cargo trabalhou na superintendência do Departamento de Polícia Federal no Estado do Acre por três anos – de dezembro de 2003 até dezembro de 2006, onde exerceu dentre outras funções a de Chefe da Delegacia Regional de Repressão ao Crime Organizado (DRCOR/SR/DPF/AC), sendo posteriormente convidado para atuar na Coordenação Geral de Defesa Institucional da Polícia Federal CGDI/DPF, em Brasília, DF, onde coordenou os planos de segurança para a 75ª Assembleia Geral da OIPC/Interpol, em setembro de 2006, no Rio de Janeiro; a visita do Papa Bento XVI, em São Paulo, em maio de 2007; e a segurança dos dignitários dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em julho/agosto de 2007. Após um breve período como Assessor do Secretário Nacional de Segurança Pública (SENASP - 2007/2008), a convite do Secretário de Segurança do RJ, passou a integrar sua equipe, exercendo inicialmente o cargo de Superintendente de Planejamento Operacional da SSPIO/SESEG. De maio de 2012 a maio de 2017 foi Subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos da SESEG/RJ e atualmente é subsecretário de Assuntos Estratégicos da SESEG/RJ.

 

Especialização profissional: Além do curso de graduação da Escola de Formação de Oficiais, e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) ambos realizados no âmbito da PMERJ, possui Bacharelado em Direito pela Universidade Gama Filho, Especialização (Pós-graduação) em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro, em MG, Especialização em Segurança Pública pela UERJ, Curso Intensivo de Metodologia Quantitativa na UFMG, Curso de Formação de Delegados e Curso de Gerenciamento de Crise, ambos realizados na ANP/Polícia Federal, bem como o Curso de “Accountability e Modernizacion Policial” realizado na Polícia de Investigaciones de Chile. Atualmente encontra-se matriculado no Curso Intensivo de Pós-Graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em nível de especialização.

 

Função do setor: Atuar na área operacional de combate ao crime, planejando ações, supervisionando, avaliando e coordenando o emprego das Polícias Civil e Militar. A Subsecretaria de Assuntos Estratégicos foi responsável pelo planejamento e implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), da RISP (Regiões Integradas de Segurança Pública) e do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM).


 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________