Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Pública

Helena de Rezende



Nome: Helena de Rezende

 

Cargo: Subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção.


Histórico profissional: Helena de Rezende é carioca e delegada de Polícia Federal desde 2003. Sua primeira lotação foi na Superintendência da PF em Roraima, entre 2003 e 2006, onde chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e o Núcleo de Inquéritos Especiais. É professora da Academia Nacional de Polícia desde 2006 e é membro da Comissão de Revisão da Doutrina de Planejamento Operacional, publicada em novembro de 2015. Em Brasília, foi chefe substituta da Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários, entre 2006 e 2009, quando passou a representar a Interpol, onde foi chefe do Setor de Difusão de Procurados e Impedidos. Ao voltar para o Rio de Janeiro, no final de 2010, foi chefe substituta da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários até 2012. Assumiu a Coordenação Regional de Segurança em Grandes Eventos da Polícia Federal no Rio de Janeiro para a realização da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. Ao término desses eventos, foi lotada na Delegacia de Repressão Especial a Crimes Financeiros, em 2014, presidindo inquéritos instaurados para apuração de desvio de verbas públicas, Entre 2014 e 2017, foi Coordenadora-Geral de Articulação e Apoio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, onde integrou também a Coordenação da Força Tarefa Mag & Bag. Cumprida a missão de capacitação das forças de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi convidada para assumir a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.


Especialização profissional: É graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Concluiu o curso de Inglês Jurídico na London School.


Função do setor:
A principal função da Subsecretaria é fomentar e articular projetos integradores para as áreas de educação policial, valorização profissional e prevenção da violência e criminalidade por meio de ações de formação inicial e continuada, promoção da qualidade de vida do policial e criação de ambientes sociais seguros, capazes de transformar a cultura policial e propor políticas públicas que possam, gradativamente, instituir uma cultura de paz.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________