Saúde

Notícias

Secretaria Estadual oferece cursos de capacitação para 540 profissionais de saúde

 18/04/2012 - 09:37h - Atualizado em 18/04/2012 - 09:37h

Médicos, enfermeiros e técnicos se atualizam para melhorar atendimento aos pacientes da rede estadual


Não basta ampliar o atendimento, construir novas unidades e criar novos serviços. Uma das pontas mais importantes do trabalho da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está na capacitação constante dos profissionais que estão na ponta, se relacionando diretamente com a população. É por isso que nas próximas duas semanas, a SES-RJ oferece nesta intensa programação de cursos gratuitos para os profissionais de saúde da rede. As atividades serão realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e no Hospital Estadual Albert Schweitzer (HEAS), em Realengo, na Zona Oeste.

 

O curso ministrado na Uerj acontece em duas quartas-feiras (18 e 25 de abril) e vai receber 400 médicos que atuam nas emergências dos hospitais da rede estadual e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Governo do Estado.


A programação começa às 8h30 e inclui temas como reanimação cardiorrespiratória e cerebral, dor torácica, acesso às vias aéreas, traumatismo crânio-encefálico, acolhimento e classificação de risco, choque séptico, acidente vascular encefálico e dor aguda no abdômen.

 

Segundo a coordenadora-geral de Educação em Saúde e Gestão da SES, Andréa Mello, o objetivo dos cursos é manter os profissionais de saúde conectados com o que há de mais moderno e atual.


- Na Uerj, vamos contar com professores convidados, muitos deles profissionais da própria SES. Nossa meta é oferecer informações atualizadas por especialistas para que os médicos que atuam nas emergências estejam cada vez mais bem preparados para atender à população - explica.

Mais cursos - No Hospital Estadual Albert Schweitzer, a enfermeira Lilian Behring vai ministrar também nesta quarta-feira (18) curso de interpretação de exames laboratoriais. Na palestra, que acontece de 9h às 18h, a especialista vai abordar temas como bioquímica sanguínea, gasometria arterial, hemograma simples e completo, marcadores enzimáticos, lipidograma, coagulograma, exames de análise urinária e coprocultura. Cerca de 70 pessoas vão participar da atividade, entre enfermeiros, acadêmicos, técnicos de enfermagem e laboratório do HEAS.


A procura pelo curso foi tão grande que uma nova edição já está programada para o próximo dia 2 de maio. Ainda há vagas disponíveis.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com o Centro de Estudos da unidade. O Hospital Estadual Albert Schweitzer fica na Rua Nilópolis, 329, Realengo. Telefone: 2333-4773 R:227 ou pelo email centroest.heas@gmail.com.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________