Saúde

Notícias

Saúde

Curso de capacitação prepara médicos no combate à dengue

 05/12/2011 - 11:00h - Atualizado em 10/12/2011 - 11:28h


A campanha 10 Minutos Contra a Dengue ganhou mais um reforço. A Secretaria de Estado de Saúde está capacitando médicos e enfermeiros de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com o objetivo de padronizar o atendimento de pacientes com a doença. A ideia é agilizar o diagnóstico e o tratamento da dengue, seguindo a nova proposta do Ministério da Saúde. O Rio é o estado pioneiro na implantação do projeto, que segue para as demais capitais em 2012.

 

– A iniciativa faz parte de uma nova metodologia baseada no manejo clínico para melhor identificar e atender pacientes com quadro de dengue – garante o coronel Sylvio Jorge de Souza Júnior, subsecretário de Estado de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

 

Com certificado emitido pela SES e duração de quatro horas, o “Curso de Capacitação em Serviço – Dengue em 15 Minutos” vai preparar profissionais de saúde para que possam atuar como instrutores em suas unidades de trabalho. Eles terão a tarefa de repassar o conhecimento adquirido no curso para os demais componentes de suas equipes médicas. A capacitação nas unidades acontecem durante o expediente e tem duração de apenas 15 minutos.

 

Em breve, a estratégia iniciada nas unidades estaduais vai ser estendida a profissionais de hospitais federais e particulares. Até dezembro, a SES pretende treinar 500 instrutores em todo o estado. Nos dias 15 e 16 do mesmo mês, a Secretaria ainda vai apresentar os detalhes do projeto precursor desenvolvido pelo estado fluminense no Ministério da Saúde. O modelo implantado no Rio de Janeiro servirá de base para a implantação nacional do curso.

 

Além da capacitação, a Secretaria também vem realizando um seminário virtual pelo TeleSSaúde, da Universidade do Estado do Rio Janeiro, onde o programa 10 Minutos Contra a Dengue é apresentado para agentes de saúde do estado conectando municípios geograficamente afastados.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________