Planejamento e Gestão

Notícias

Planejamento e Gestão

Sublop firma parceria com Agência Alemã para elaboração de uso sustentável de edifícios públicos

 25/05/2017 - 15:35h - Atualizado em 25/05/2017 - 15:44h
 » Assessoria de Comunicação Social

A Subsecretaria de Logística e Patrimônio da SEFAZ-RJ recebeu nesta quarta-feira (24/05) a equipe da Agência Alemã Para Cooperação Internacional (GIZ), com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a possibilidade de construção de novas frentes de trabalho.


No encontro, a equipe da SUBLOP apresentou ao grupo da agência o arcabouço estrutural da Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis – REDE SUSTENT, uma iniciativa para a construção e implementação de medidas voltadas ao uso sustentável dos edifícios públicos estaduais, notadamente nas atividades de eficientização energética e uso racional da água. A Rede será lançada no próximo dia 27 de junho e contará com a participação direta de todos os órgãos da administração estadual.

 

Ao final do encontro, ficou acordado que o material resultante de estudos de medidas para eficientização energética, financiados pela GIZ, serão disponibilizados para os integrantes das Redes de Edifícios Públicos Sustentáveis. Além disso, novas formas de contribuição para a qualificação dos gestores da Rede serão estudadas.

 

“A GIZ foi uma importante parceira na construção de modelo de práticas de eficiência energética, que resultou em iniciativas bem sucedidas. A partir de agora, com a criação da Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis, o desfio será a ampliação e a capilarização desse conhecimento a todos os órgãos e entidades da administração estadual para gerar resultados de eficiência administrativa e qualidade do gasto, sob a ótica do  uso sustentável dos insumos de energia elétrica e água nas unidades. A GIZ manifestou entusiasmo com a iniciativa, já nos apoia na produção de material e a parceria pode ser ampliada para a produção de conhecimento e capacitação dos gestores”, afirmou Marco Antonio Pacheco, subsecretário de Logística e Planejamento.

 

Além da GIZ, o lançamento da REDE SUSTENT conta ainda com a colaboração da concessionária Light S.A., que vem apoiando a administração estadual com estudos de redução dos custos dos contratos de fornecimento de energia e viabilizou também a contratação de um consultor em eficiência energética para o primeiro ciclo de capacitação dos gestores de Rede, que será realizada nos dias 28 e 29 de junho.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________