Obras

Notícias

Obras

Revitalização da Praça do Suspiro aquece economia de Friburgo

 06/01/2015 - 09:01h - Atualizado em 06/01/2015 - 20:04h
 » Isabel de Araujo

Governo do Estado tem investido na recuperação da cidade serrana


NOVA FRIBURGO – O sobe e desce de turistas no tradicional teleférico da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, é um bom termômetro que comprova que a cidade da Região Serrana está entre os principais atrativos fluminenses neste verão. Em junho do ano passado, o Governo do Estado concluiu as últimas obras de drenagem e contenção de encostas no entorno da área de lazer e reativou o principal ponto turístico do local. A revitalização da praça, atingida pelas chuvas de 2011, está aquecendo a economia na região.

 

As melhorias, realizadas pela Secretaria de Obras, acabaram com o risco de desabamentos nas encostas do local, além de eliminar todos os pontos de alagamento da praça, permitindo ainda a reabertura do teleférico, do anfiteatro e de espaços de lazer. Somente nessas intervenções foram investidos R$ 11,4 milhões.

 

– A Praça do Suspiro é uma área emblemática em Nova Friburgo. O espaço corresponde a um marco central, é um símbolo da cidade – afirmou o subsecretário extraordinário da Região Serrana, Ricardo Cabral.
Dono do teleférico, o empresário Rodolfo Acri confirma que, após a reinauguração da Praça do Suspiro, a cidade passou a receber mais visitantes.

 

– Nos últimos seis meses, desde a conclusão das obras da praça, o número de turistas aumentou. Muita gente passou a vir para Friburgo para conhecer o teleférico, ver a cidade em um ponto de vista diferente – disse Acri.
Moradora de Botafogo, a dona de casa Carmem Lúcia Ferreira aproveitou o verão para subir a Serra e conhecer o
cartão-postal.

 

– Foi a primeira vez que andei em um teleférico. Adorei a experiência. A vista é linda – afirmou a dona de casa.

 

Para os comerciantes, a recuperação foi fundamental para movimentar os negócios.
 

– O comércio no entorno da praça está em seu melhor momento – disse o comerciante Gilberto Sader.

 

Obras de contenção no município

 

O Governo do Estado, em parceria com a União, investiu R$ 298,5 milhões em 53 obras de contenção de encostas em Friburgo, que foi o município mais atingido por deslizamentos em 2011. Já foram feitas 42 obras de contenções em pontos mais críticos e emblemáticos da cidade, como a Praça do Suspiro; outras oito estão em andamento; e mais três serão iniciadas no início deste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre.

 

Foram concluídas obras de contenção de encostas nas localidades do Centro; nas ruas Carlos Éboli e Alm. Barroso; no Colégio Miosótis; na Praça do Suspiro; na Rua Dr. Henrique Braune Tingly; Rua Cristina Ziedi; no Clube dos 50; Duas Pedras; no Jardim Ouro Preto (Matacão); na Alameda Eduardo Guinle; no Parque das Flores; na Granja do Céu; na Rua Alexandre; e no  Anfiteatro. Ainda foram feitas drenagem na Praça do Suspiro, na Rua São Jorge, no Jardim Califórnia e na Chácara do Paraíso.

 

Estão em execução obras de contenção e revegetação nos bairros Jardinlândia; São Jorge; Floresta; Córrego Dantas; Duas Pedras/Lazareto; Jardim Califórnia II; Jardinlândia II; e Subida Belmonte.


  • Fotos

  • Em junho do ano passado, o Governo do Estado concluiu as últimas obras de drenagem e contenção de encostas no entorno da área de lazer e reativou o principal ponto turístico do local. Foto Marcelo Horn

    2 fotos | Obras | 05/01/2015

    Revitalização da Praça do Suspiro aquece economia de Friburgo



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________