Fazenda

Notícias

IPVA 2013 pode ser pago em toda a rede bancária

 14/12/2012 - 16:24h - Atualizado em 18/12/2012 - 10:34h

Taxa de desconto da cota única continua melhor aplicação do que todos os investimentos existentes no país


Os proprietários de veículos do Estado do Rio podem efetuar o pagamento do IPVA em toda a rede bancária do país, pela Internet e por meio de débito automático. A medida visa facilitar a vida do contribuinte, que principalmente nesta época, costuma estar em viagem de férias.

 

A tabela de pagamento do imposto foi divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo secretário Renato Villela. Neste ano, os proprietários de veículos poderão ter desconto de 8%, caso efetuem o pagamento em cota única. A alteração da taxa de desconto do IPVA acompanhou a redução da Selic. “Se os contribuintes compararem, nenhuma aplicação financeira será mais vantajosa do que o desconto concedido à vista”, informou o secretário.

 

As guias para pagamento do imposto poderão ser impressas através dos sites da Secretaria (www.fazenda.rj.gov.br), do Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (www.detran.rj.gov.br) a partir de 14 de janeiro de 2013.

 

A queda do preço dos carros usados no mercado provocará a redução do valor final do IPVA do Estado do Rio em cerca de 5%, quando comparado ao ano anterior.

 

A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio prevê que a arrecadação do IPVA em 2013 será de cerca de R$ 1,89 bilhão, média de 5% a mais do que em 2012 – há modelos de veículos que poderão ter redução maior ou menor do que este índice porque o cálculo depende do ano de fabricação do veículo (carros mais antigos têm queda percentual de preço menor do que os usados mais novos).

 

A prática bancária para a emissão dos boletos da segunda e terceira parcela será um pouco diferente em 2013. Estes dois boletos, a partir de agora, devem ser emitidos e quitados obrigatoriamente no mesmo dia da impressão. Por exemplo, um boleto impresso no dia 27 de fevereiro deve ser necessariamente pago neste dia.

 

Se o contribuinte não realizar o pagamento na data da impressão, deverá imprimir novo boleto por internet ou qualquer outro meio disponível. A mudança deve-se a questões de operacionalidade bancária.

 

Já os boletos da parcela única e da primeira parcela mantêm a mesma rotina dos anos anteriores: poderão ser impressos em qualquer data e pagos somente no dia do vencimento.

 

O valor do IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos veículos usados. Esses valores são fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, com a qual a SEFAZ mantém contrato. Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da Nota Fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar da data da Nota Fiscal de venda. 


ANEXO I : 

CALENDÁRIO DE VENCIMENTO IPVA/2013 PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES TERRESTRES USADOS

 

 

 



 

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________