Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Parcerias garantem atendimento gratuito para idosos, pessoas com deficiência e crianças no Caio Martins

 26/12/2018 - 11:58h - Atualizado em 26/12/2018 - 11:59h
 » Renata Cruz

Convênios entre a Suderj, a Prefeitura de Niterói e a Cruz Vermelha foram assinados esta semana e serviços começam a ser oferecidos em 2019


A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio, vai fechar o ano com mais três convênios firmados envolvendo o Complexo Esportivo Caio Martins. Depois da parceria que permitiu abrir o posto médico do espaço já neste mês, os novos projetos, voltados para as áreas de saúde e lazer, atenderão gratuitamente a terceira idade, pessoas com deficiência e crianças. Eles beneficiarão não apenas a cidade de Niterói, mas também os municípios vizinhos.

 


Duas parcerias foram realizadas com a prefeitura de Niterói e a outra com a Cruz Vermelha. De acordo com o presidente da Suderj, Rodrigo Vizeu, todas preveem o uso de salas e espaços comuns do ginásio, localizado em Icaraí, Zona Sul de Niterói, para as atividades oferecidas pelos parceiros.

 

- Temos muito orgulho de poder concretizar parcerias tão importantes, que vão beneficiar pessoas que nem sempre têm acesso a serviços desse tipo. As instituições parceiras se responsabilizam pela conservação e melhoria dos locais utilizados e ficam responsáveis por possíveis encargos trabalhistas e previdenciários dos profissionais – explicou.

 


O primeiro convênio, com a Secretaria Municipal do Idoso, vai garantir a instalação do Centro de Convivência para Idoso, que terá capacidade para atender até 10 mil pessoas. A ideia é que o local se torne um polo de atividades socioculturais e educativas para o público. Entre as atividades, estão previstas oficinas de alongamento, fisioterapia, redes sociais, artesanato, música, teatro, natação e ginástica.

 


- Quase 20% da população de Niterói tem idade acima de 60 anos, e Icaraí concentra a maior parte delas. Fazer um programa voltado para eles, dentro do Caio Martins, é falar em prevenção. O objetivo é oferecer alternativas de lazer e diminuir a solidão de muitos idosos – detalhou o secretário municipal do Idoso de Niterói, Beto Saad.

 

A segunda parceria envolveu a Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura. O órgão montará no Caio Martins um Núcleo de Atendimento Multidisciplinar para pessoas com deficiência. Para a secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, é preciso garantir espaços preparados e dar alternativas a esse público para que ele possa participar da vida da cidade.

 

- Teremos aulas gratuitas de natação, bocha, rúgbi, futebol e, de acordo com a demanda, poderemos ter outras atividades. Todas terão instrutores capacitados para atender as pessoas com deficiência. Já estamos fazendo as adaptações necessárias no espaço, como nivelamento do piso, reconstrução de rampas e melhorias na iluminação – revelou.

 

O último acordo de cooperação técnica foi fechado com a Cruz Vermelha, que vai montar um consultório odontológico infantil em uma das salas do Caio Martins. No espaço, profissionais voluntários vão atender a população carente. Todo o equipamento do consultório, como cadeira de dentista, material necessário para procedimentos e ar-condicionado, será fornecido pela instituição.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________