Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Rio ganha pista de skate com padrão olímpico na abertura do Oi STU Open 2018

 14/11/2018 - 17:26h - Atualizado em 14/11/2018 - 17:26h
 » Renata Cruz

Competição acontece até domingo no Skatepark da praça Duó e reúne os principais skatistas do mundo


Os skatistas fluminenses não poderiam ter recebido notícia melhor. O Rio de Janeiro acaba de ganhar uma pista na modalidade park com padrão olímpico. Será uma ótima oportunidade para quem quer se preparar para os Jogos de Tóquio, em 2020, quando o esporte fará sua estreia em Olimpíadas. O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (14/11), na praça Duó, Barra da Tijuca, durante a abertura do Oi STU Open 2018, evento viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), através da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

O STU é a última etapa dos circuitos mundial e brasileiro de skate. A fase classificatória acontece na sexta-feira (16/11). Ela garantirá a participação de dois atletas (masculino e feminino) em cada uma das modalidades (street e park), cujas eliminatórias serão disputadas no sábado com as finais no domingo.O secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito, participou da inauguração e lembrou que, além da pista no estilo park, a pista do modelo street, que já existia no local, também foi revitalizada para a competição.

 

- Conseguimos viabilizar esse evento através da Lei de Incentivo. Ele é importante para a promoção do calendário esportivo no estado. Em um momento de crise como esse pelo qual passamos, fico muito feliz em realizar essa entrega. Ter uma pista de padrão internacional em uma praça pública, para uso dessa garotada, é muito gratificante – avaliou o secretário, lembrando que o skate será modalidade olímpica no Jogos de Tóquio, em 2020.

 

Maior nome do skate brasileiro e atual presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob Burnquist destacou que a entrada da modalidade nas Olimpíadas vai abrir mais espaço para o esporte no país. Segundo ele, esse é um momento muito especial para o esporte.

 

- Essa pista ficará de legado. O skate tem certo magnetismo. Como alguém que jogou esportes coletivos, eu não gostava que me falassem o que fazer. Queria tomar a decisão e, com o skate, o problema passou a ser meu, tanto para o mérito quanto para o fracasso. Mas isso me atraiu quando mais novo porque o jovem quer ter uma identidade. Eu sempre digo que o skate é um esporte individual-coletivo, pois apesar de aprender sozinho, em conjunto aprendemos mais – explicou.

 

Sócio-diretor da Rio de Negócios, empresa proponente do evento, Diogo Castelão reforçou que as melhorias na Praça Duó ficarão de legado para os cariocas e visitantes.

 

- Agradeço a todos os parceiros que ajudaram a viabilizar esta ideia. Todos estiveram muito envolvidos nesse projeto e, para mim, é um prazer muito grande estar aqui. O que fica é um legado para o Rio. Estou realmente emocionado – afirmou.

 

Programação cultural

 

Paralelo às competições, haverá uma extensa programação cultural, que inclui shows, exposições, oficinas e espaços para tatuagem e para gastronomia. O STU Music promoverá um grande festival de música urbana, sob comando do DJ Tamenpi, que vai estar nas pick ups, além de ser o responsável pela curadoria musical do evento. Estão previstos shows de Garage Fuzz, Metá Metá, Bia Ferreira, BK, Síntese, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Black Mantra, com BNegão, e Kamau, com a participação do Parteum. Já na Oi STU House, hub de conexão e interação do público com o universo do skate e cultura urbana. Haverá ainda oficina de silk, desenho e grafite, entre outras.

 

Já no STU Gallery acontece uma exposição inédita e instalações artísticas exclusivas do renomado artista TOZ, que assina toda a identidade visual do evento, enquanto a STU Store trará a moda trabalhada como conteúdo. Para isso, foi desenvolvida uma coleção exclusiva de roupas e acessórios da marca, além de collabs com as principais indústrias do mercado de skate. 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________