Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Colégio Estadual Antônio da Silva terá duas equipes de handball masculino nos Jogos Escolares da Juventude

 21/09/2018 - 15:07h - Atualizado em 21/09/2018 - 15:08h

Atletas embarcam dia 25 para a etapa regional da competição, em Joinville


“Educar através do esporte é transformação social”. Esse é o lema do professor Joel Dutra, técnico de handball do Colégio Estadual Antônio da Silva, em Nova Iguaçu. Há mais de 15 anos ele ensina o esporte para meninos e meninas de 11 a 18 anos da escola com o mesmo entusiasmo de quem está começando na profissão.

 

O amor pelo ofício é tanto que, mesmo depois de sofrer um grave acidente de moto ano passado no qual teve que reimplantar uma parte do pé, Joel não conseguiu ficar longe das quadras. Os alunos pediam para ele não se aposentar.

 

- Tudo o que eu sou eu devo ao handball. Cresci em um lugar carente e cheguei a participar da seleção brasileira Junior (sub21) como auxiliar técnico, então eu tenho a obrigação de passar isso que ganhei pra frente. O esporte pode mudar a vida de muita gente – conta.

 

A ligação dele com o colégio é antiga. Já foi aluno, professor e hoje, além de treinador do time, também é diretor da unidade. No próximo dia 25 ele segue com duas equipes (sub14) e (sub17) para Joinville, onde vão participar da fase regional dos Jogos Escolares da Juventude.

 

Segundo Joel, este é o único colégio público a levar mais de uma equipe para o evento. Ele se orgulha da unidade sempre ter levado equipes para os jogos, desde que a instituição passou a participar da competição, em 2001.

 

As aulas de handball acontecem três vezes por semana, sempre no contra turno. O treinador lembra que alguns alunos do projeto já saíram de lá para participar de mundiais juvenis e olimpíadas escolares.

 

- Acho que o sucesso do projeto vem do fato dele se basear em três pilares: formação do cidadão, educação e formação de atletas. Para se ter ideia, a reprovação escolar caiu de 31% para 3% entre os alunos que participam dos treinos. O esporte ensina regras, é multidisciplinar. Eles acabam tendo mais foco em sala de aula – finaliza Joel.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________