Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Arena Park Maracanã é inaugurada em terreno do Célio de Barros

 15/06/2018 - 11:18h - Atualizado em 15/06/2018 - 11:18h

Espaço funcionará por seis meses levando lazer e entretenimento para a população do Estado do Rio


Terreno do Célio de Barros, que estava fechado, ganhou um parque e área de lazer 

 

Uma área de lazer de 15 mil metros quadrados com brinquedos, atrações musicais, gastronomia e cultura para todas as idades. Melhor: com entrada gratuita. Assim é o Arena Park Maracanã, que abriu ontem as portas no terreno do Estádio de Atletismo Célio de Barros. O parque oferece lazer e entretenimento para o local, fechado desde março de 2013 para a reforma do Complexo do Maracanã por conta das obras para a Copa do Mundo de 2014. A proposta de revitalização da área e recuperação do equipamento se tornou possível graças a um termo de autorização de uso temporário assinado entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), a Suderj e a Agitto Soluções, MKT e Entretenimento.

O alto custo para a reconstrução do estádio inviabilizou a proposta inicial, que seria reformar o espaço. Com o intuito de tentar estimular parcerias, a Seelje realizou um chamamento público para dar transparência ao processo e para que outros interessados apresentassem propostas. A Agitto Soluções fechou o termo de autorização de uso temporário, que terá duração de seis meses. O secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito, ressalta que a reconstrução do estádio continua sendo uma meta do governo, mas enquanto isso não é possível, a presença da iniciativa privada, além de tornar um espaço inativo em local de lazer, também vai esquentar a economia local.

- Refazer a pista, a arquibancada e as instalações custariam algo em torno de R$ 15 milhões. Como o Estado não dispõe desse recurso, estamos desde o ano passado buscando parcerias com a iniciativa privada para patrocinar a recuperação do Célio de Barros. Foi quando surgiu essa oportunidade de fazermos a arena, um projeto temporário que vai nos ajudar na manutenção. Enquanto não conseguimos uma solução definitiva para o local, estamos dando uma revitalizada na área. Essa iniciativa, inclusive, pode estimular outros parceiros a viabilizar a reconstrução do Célio, que continua sendo uma prioridade nossa – garantiu o secretário.

A reabertura do Célio de Barros além de trazer movimentação para o entorno do estádio, gerou 400 empregos diretos e indiretos. O espaço de lazer a céu aberto tem entrada gratuita e funcionará às quartas e quintas-feiras, das 17h às 22h; às sextas, das 17h às 23h, e aos sábados e domingos, das 17h às 22h. A programação inclui um show por dia. Ao todo são 22 brinquedos, incluindo roda-gigante, montanha-russa, carrossel, uma área de arvorismo com 400m², tirolesa e icejump que chega a oito metros de altura. A área de alimentação conta com 35 operações, entre food trucks, beer trucks, bicicletas gastronômicas e contêineres.

– O projeto não só revitaliza aquela área como está levando qualidade de vida para os moradores da região. A população ganhou um espaço de convivência seguro, confortável e acessível. Não dava mais para o Célio de Barros ficar sem utilidade. Em paralelo a essa iniciativa, a Suderj continua em busca de uma parceria público-privada para reativação do estádio de atletismo – ressalta o presidente da Suderj, Rodrigo Vizeu.

Para reforçar a imagem do atletismo e a importância do Célio de Barros, o Arena Park Maracanã tem um espaço dedicado à memória do esporte, com histórias de personalidades esportivas importantes que passaram ou foram reveladas em competições ocorridas no local. Entre elas está Joaquim Cruz, que estabeleceu o recorde mundial juvenil nos 800 metros, em 1981, antes de ganhar o ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Outra trajetória a ser contada é a do bicampeão olímpico no salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva. Ainda dentro dessa proposta de valorizar o atletismo, a Seelje vem buscando parceria com a diretoria do Botafogo para viabilizar o treinamento dos atletas federados no Estádio Olímpico Nilton Santos.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________