Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Conselho Estadual da Juventude realizará eleição para o biênio 2018/2020

 06/06/2018 - 14:28h - Atualizado em 06/06/2018 - 14:29h

Os interessados em participar do processo devem se credenciar até o dia 20 de julho na sede da Secretaria de Estado de Esporte


 

 

 

 

Entidades, organizações, movimentos, fóruns e redes da sociedade civil já podem se credenciar para eleger os novos membros do Conselho Estadual da Juventude (Cojuerj) para o biênio 2018/2020. A convocação está a cargo da Superintendência de Políticas para Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e o prazo para a inscrição, que pode ser feito na sede da secretaria, no Centro, vai até o dia 20  do próximo mês. Dez cadeiras estão em disputa separadas por áreas temáticas, como educação, esporte e lazer; profissionalização, trabalho e renda; e direito à diversidade e igualdade.

 

– O Cojuerj é um conselho plural, pois é composto por representantes dos poderes públicos e de entidade e organizações de juventude da sociedade. Essa formação já indica sua importância e o peso da sua representatividade. E é imprescindível que todos participem e contribuam na elaboração de propostas e projetos que ampliem os direitos dos jovens na sociedade – explica o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito.

 

O credenciamento será realizado pelo protocolo dos documentos e formulários de segunda a sexta, das 14h às 18h. Também serão aceitas inscrições via sedex, devendo ser enviadas à Seelje e direcionadas à Superintendência. Cada entidade poderá apresentar apenas um voto e terá direito a concorrer em apenas uma das áreas temáticas, que será composta por dois representantes, um titular e um suplente. Aqueles que se habilitarem como candidatos ao assento de representante do Cojuerj deverão, inclusive, indicar a área de atuação.

 

Para esta eleição, que será realizada no dia 28 de agosto, vale ressaltar ainda que são consideradas entidades, organizações, movimentos, fóruns e redes da sociedade civil de âmbito estadual aquelas que, legalmente constituídas, tenham sido estabelecidas há no mínimo dois anos e atuem com juventude comprovadamente através de estatuto, cartas de princípios e de referências e missão. O processo de eleição dos membros se realizará através de Assembleia Pública, coordenada pela Comissão Eleitoral.

 

– As áreas temáticas do conselho, que também incluem raça, etnia e povos tradicionais; saúde e meio ambiente; arte e cultura; comunicação, liberdade de expressão e movimentos religiosos; direito ao território e à mobilidade; e segurança pública e acesso à justiça, mostram que as discussões são diversificadas e englobam um amplo universo da juventude – avalia a superintendente de Políticas para Juventude, Jéssica Ohana.

 

O Cojuerj é um órgão colegiado de caráter consultivo, integrante da estrutura básica da Seelje, regulamentado pelo Decreto no 45.156/17. Sua finalidade é formular, fiscalizar e propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas de juventude, fomento de estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações nacionais, estaduais, municipais e internacionais. Sua composição inclui representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dez representantes da sociedade civil.

 

A sede da Seelje está localizada na Avenida Presidente Vargas, 409/ 21°, Centro, Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20071-003.

 

Abaixo, os PDFs dos formulários para a inscrição:

 

Anexo I

 

Anexo II

 

Anexo III

 

Edital de convocação 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________