Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Governo do Rio lança Conselho Estadual do Futebol

 22/05/2018 - 10:18h - Atualizado em 12/07/2018 - 13:57h
 » Foto: Carlos Magno

Objetivo é elaborar e fiscalizar as políticas relacionadas ao esporte


 

 

O Conefut-RJ será vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude

 

O governador Luiz Fernando Pezão lançou, nesta segunda-feira (21/05), no auditório do Palácio Guanabara, o Conselho Estadual do Futebol Masculino e Feminino do Rio de Janeiro (Conefut-RJ), órgão de caráter normativo e consultivo, que será vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). Ele terá por finalidade propor, elaborar, sugerir e fiscalizar, em âmbito estadual, políticas relacionadas ao futebol, como determina a Lei 7.948/18, de autoria do deputado estadual Geraldo Pudim (MDB), publicada no Diário Oficial de 07 de maio.


Não haverá aumento de despesas para a pasta, já que a norma também prevê a criação do Fundo Estadual do Futebol (Funefut-RJ), cujos recursos sairão da Loterj, com percentual destinado das rendas de todos os jogos de futebol disputados no âmbito regional. Os valores ainda serão definidos. Durante a apresentação do Conefut-RJ, que contou com a presença de técnicos e representantes de várias órgãos e associações ligadas ao futebol, o governador ressaltou que o estado é pioneiro na criação de um conselho totalmente dedicado ao esporte mais popular do País.


- O Rio de Janeiro é o primeiro estado a ter uma iniciativa desse tipo. Eu acho que precisamos levar a ideia do conselho para o nível nacional, porque é extremamente importante incentivar o esporte. Essa é uma política pública que, junto com a educação, pode ajudar muito o estado e o país – afirmou o governador Pezão.


A implantação do Conselho ficará a cargo da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que a partir de agora vai criar um Grupo de Trabalho para definir os 51 membros representantes. Segundo a Lei, farão parte do Conefut-RJ 19 representantes da sociedade civil, incluindo times de futebol e clubes que desenvolvam a atividade esportiva a partir do processo seletivo, 21 do Poder Público Estadual, três personalidades notoriamente reconhecidas no futebol do Estado do Rio de Janeiro, dois representantes de instituições que congreguem árbitros de futebol, dois profissionais de comunicação ligados ao desporto, um representante do Conselho Regional de Educação Física, um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, um representante da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.


- A expectativa da Secretaria com a implantação do conselho é a melhor possível. Vamos começar um Plano de Trabalho para montar uma comissão, eleger os representantes e marcar as reuniões. Não adianta ficar uma discussão só no âmbito do governo, precisamos somar forças com a sociedade civil, com os representantes de classes, com os atletas que vivenciam in loco e trazer essas experiências para dentro. O importante é agregar -, explicou o secretário de Estado, Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito.


O lançamento contou ainda com as presenças do ex-jogador, Wilson Gottardo, assessor especial para assuntos de futebol, que foi representando o ministro dos Esportes, Leandro Cruz, e do ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, que elogiou a criação do conselho.


- É mais um passo que se dá na tentativa de não só modernizar, como estruturar e proteger o futebol brasileiro, o futebol carioca e o que esse estado representou e representa para o esporte. O que a gente precisa é estruturar para que a gente volte a ter o Maracanã, o Rio de Janeiro fortalecido e nos dando as alegrias que nos deram no passado – observou o ex-técnico.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________