Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Novo Plano Juventude Viva é reativado no Rio

 12/05/2018 - 08:55h - Atualizado em 12/05/2018 - 08:55h

Programa cria oportunidades para jovens negros em situação de vulnerabilidade social


 

A reativação do Juventude Viva contou com a participação da Superintendência de Políticas para Juventude

 

O Novo Plano Juventude Viva foi reativado na sexta passada (11/05), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O programa do Governo Federal tem uma parceria com a Superintendência de Políticas para Juventude (Supj), que é ligada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O plano tem como objetivo criar oportunidades para transformar a realidade de jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social, e é coordenado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), junto com mais 12 outros órgãos.


Dentro do Novo Plano Juventude Viva, foi lançado também o Inova Jovem, que promove empreendedorismo para jovens de 18 a 29 anos, moradores de comunidades. O Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, será o primeiro do estado a receber o programa, que vai oferecer curso de capacitação para 125 jovens empreendedores. Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito, o objetivo é oferecer empreendedorismo e capacitar a juventude local para abrir o próprio negócio.


- É um projeto voltado para os jovens que moram em comunidades carentes e sonham em mudar de vida por meio do empreendedorismo. Eles vão aprender a cuidar da parte financeira, do marketing e da gestão de pessoal. No final, eles terão o Plano de Negócios e a logomarca da empresa prontos. Um consultor irá ajudá-los em todo o processo e também terão um serviço de acompanhamento técnico durante três meses para garantir que o negócio seja rentável – explica o secretário.


O Inova Jovem faz parte do pacote de ações Brasil Mais Jovem 2018, lançado em março, em Brasília, e tem como principal objetivo reduzir a vulnerabilidade de jovens negros de comunidades carentes. As inscrições estão sendo realizadas no CRJ. As aulas serão de segunda a sexta-feira com duração de 30 horas no total.




Redução dos índices de homicídio contra a população negra

 

O objetivo principal do Novo Plano é a redução dos índices de homicídios contra jovens negros




A principal meta do Novo Plano Juventude Viva é reduzir 15% os índices de violência entre jovens, em quatro anos, por meio de estratégias que estimulem a inclusão social. O Plano foi norteado pelo Mapa da Violência e o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ), lançados pela SNJ em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dezembro do ano passado, que mostrou que o Brasil perde 30 mil jovens por ano. Desses, 71% são negros. O objetivo principal é a redução dos índices de homicídios contra essa população. A escolha pela Cidade de Deus levou em consideração esse estudo.


Segundo a superintendente de Políticas para Juventude, Jéssica Ohana, o novo plano tem o compromisso de ampliar o acesso à educação, lazer, trabalho e capacitação profissional.

 

- É a principal estratégia para diminuir a violência contra a juventude negra e pobre. Reúne um conjunto de ações que visa incluir socialmente, garantir acesso e dar oportunidade e autonomia a essa juventude. O objetivo é criar oportunidades de inclusão social e dar autonomia a esses negros e negras observa Jéssica Ohana.

 

A reativação do Juventude Viva, que estava desativado há quatro anos. contou com a presença do secretário da SNJ, Francisco de Assis Costa Filho, que esteve na Alerj.

 


- É um Plano que envolve 13 ministérios, uma política pública que tem uma gestão coletiva, entre Governo e sociedade civil. É uma responsabilidade imensa que carregamos, mas nos vêm forças de vários lugares, para que continuemos na busca por mais igualdade racial – reforça Assis Filho.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________