Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Quarta etapa do Circuito Mundial da World Surf League conta com 17 brasileiros

 11/05/2018 - 12:33h - Atualizado em 11/05/2018 - 12:34h

Evento que reúne os melhores surfistas do mundo começou hoje em Saquarema e termina dia 20


 

Surfistas posaram após a coletiva realizada ontem à tarde na Praia de Itaúna

 

Os melhores surfistas do mundo mergulharam hoje na Praia de Itaúna, em Saquarema, para a etapa brasileira do Circuito Mundial da World Surf League (WSL), que começou hoje pela manhã. A cidade da Região dos Lagos conhecida como a Capital Nacional do Surf, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Oi Rio Pro, a quarta etapa do mundial, que é viabilizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

- É uma satisfação enorme poder viabilizar uma competição dessa magnitude na nossa casa. Saquarema é o nosso Maracanã do surf, trazer os melhores do mundo para Itaúna é realizar o sonho de milhares de jovens que sonham em se tornar surfistas profissionais. E promover a alegria da torcida que vem aqui torcer para a ‘tempestade brasileira’, que sempre arrasa na WSL – disse José Ricardo Brito, secretário de Esporte, Lazer e Juventude, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura, realizada ontem à tarde.

Este ano, o time brasileiro conta com 17 surfistas no total, sendo 14 brigando pelo título masculino, e três brasileiras que vão entrar na água para disputar o Oi Rio Women´s Pro, incluindo a atual número 4 do ranking mundial, Tatiana Weston-Webb, que pela primeira vez vai representar o Brasil no Circuito Mundial. Natural do Rio Grande do Sul, a surfista foi criança para o Havaí, onde sempre competiu como havaiana. A “havaiana-gaúcha” foi a mais assediada pela imprensa, durante a coletiva, realizada ontem à tarde, em Itaúna.

 

A "havaiana-gaúcha" Tatiana Weston-Webb vai representar o Brasil pela primeira vez 

 

- Espero dar orgulho para vocês. Espero que o campeonato dê certo. Estou me sentindo bem aqui, surfando aqui e as perspectivas para o campeonato são muito boas – afirmou a surfista, que mostrou-se humilde ao ser indagada se iria defender a bandeira brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. - Ainda não. Eu tenho que disputar a vaga junto com a Silvana (Lima) e a Tainá (Hinckel) e isso vai ser difícil - ressaltou.


Número 1 no ranking

Um dos destaques na etapa brasileira é Ítalo Ferreira, que vai vestir a lycra amarela do Jeep Leaderboard - reservada ao líder do ranking-, em Itaúna. Com o cancelamento da última etapa do Mundial, em Margaret River, na Austrália, por causa da aparição de tubarões, o surfista do Rio Grande do Norte se manteve na liderança do Circuito e no primeiro lugar do ranking ao lado do australiano Julian Wilson. Além deles, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore também usará a lycra amarela. O potiguar de 24 anos brincou com os companheiros, Gabriel Medina e Adriano de Souza, ao ser indagado sobre estar na frente no ranking.

 

Ítalo Ferreira é líder do campeonato ao lado do australiano Julian Wilson

 

- Estou muito feliz em usar a camiseta amarela, mas nada confortável. Temos muitos campeonatos pela frente. Com estes caras aqui não é fácil, mas vou fazer de tudo para manter a liderança – brincou.

Campeão na etapa de Saquarema do ano passado, Adriano de Souza, o Mineirinho, prometeu fazer o possível para melhorar a posição no ranking (ele está em 10º) e elogiou a liderança do amigo.

- Estou muito feliz de estar em Saquarema novamente. Voltar aqui é tentar recuperar a memória do ano passado. Mas é um longo caminho, uma nova história. Ano passado estava mais perto dos líderes, este ano estou lá embaixo. Ver o Ítalo liderando dá muito orgulho - afirmou o paulista.

 

Adriano de Souza, o Mineirinho, foi campeão da etapa brasileira de 2017

 

 

Competir no Brasil mais uma vez também é motivo de alegria para Gabriel Medina, que deve entrar na água neste sábado, disputando uma bateria 100% verde-amarela, ao lado de Jessé Mendes e Alejo Muniz.

- Me sinto muito feliz em competir em casa. Eu sinto a torcida me ajudando. Tenho apoio dos meus amigos e da minha família, isso me deixa mais motivado. Fico feliz em estar de volta ao Brasil e espero dar meu melhor - comentou o surfista.


Capital nacional do surf

A cidade de Saquarema está há mais de 40 anos no mapa dos circuitos de surf. Desde o ano passado voltou a sediar uma etapa do campeonato mundial.

A previsão, segundo um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, é que a Praia de Itaúna reúna entre 13 e 15 mil pessoas nos dias de semana - um número maior que o ano passado, quando recebeu em média 10 mil pessoas. Já nos finais de semana, o número pula para cerca de 60 mil pessoas.

Os números também se mostram positivos para o comércio local. A expectativa para os comerciantes é de aumento no faturamento, entre 50% a 70%, podendo dobrar no fim de semana. A etapa de Saquarema tem o prazo até o dia 20 para ser encerrado.

 

 

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO 2018 EM SAQUAREMA
BATERIAS DA PRIMEIRA FASE:

 


MASCULINO

1 - Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (EUA) e Ian Gouveia (BRA)
2 - Jordy Smith (AFS), Tomas Hermes (BRA) e Miguel Pupo (BRA)
3 - Owen Wright (AUS), Wade Carmichael (AUS) e Wiggolly Dantas (BRA)
4 - John John Florence (HAV), Joan Duru (FRA) e Mikey Wright (AUS)
5 - Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA) e Alejo Muniz (BRA)
6 - Julian Wilson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA) e Deivid Silva (BRA)
7 - Italo Ferreira (BRA), Connor O´Leary (AUS) e Keanu Asing (HAV)
8 - Adriano de Souza (BRA), Griffin Colapinto (EUA) e Michael February (AFR)
9 - Michel Bourez (TAI), Conner Coffin (EUA) e Yago Dora (BRA)
10 - Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAV) e Ezekiel Lau (HAV)
11 - Matt Wilkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA) e Willian Cardoso (BRA)
12 - Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (POR) e Michael Rodrigues (BRA)

 

FEMININO:

1 - Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS) e Coco Ho (HAV)
2 - Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA) e Bronte Macaulay (AUS)
3 - Stephanie Gilmore (AUS), Malia Manuel (HAV) e Taís de Almeida (BRA)
4 - Lakey Peterson (EUA), Sage Erickson (EUA) e Pauline Ado (FRA)
5 - Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA) e Paige Hareb (NZL)
6 - Tatiana Weston-Webb (BRA), Johanne Defay (FRA) e Keely Andrew (AUS)


 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________