Esporte, Lazer e Juventude

Notícias

Escolinha FlaBasquete inaugura unidade na Penha

 13/04/2018 - 11:06h - Atualizado em 13/04/2018 - 11:09h

Projeto em parceria com Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude atende aproximadamente 600 jovens


 



Desde ontem, 40 adolescentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), vinculado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), localizado na Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, terão o basquete como atividade esportiva para praticar. A unidade ganhou o novo polo da Escolinha FlaBasquete. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e o Clube de Regatas do Flamengo, sendo viabilizado como contrapartida social prevista na Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura.



Além da unidade da Penha, o projeto também é oferecido na Vila Olímpica do Sampaio, em outra unidade do Degase, e na Ilha do Governador, ambos na capital, e ainda nos municípios de Petrópolis e Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense e em Mangaratiba, na Costa Verde.



- É um projeto que vem dando frutos desde 2015, quando começou na Vila Olímpica de Sampaio. E continua crescendo. Atualmente, a FlaBasquete atende aproximadamente 600 jovens em todas as unidades. E além de levar esporte para esses alunos, já revelou alguns talentos – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Ferreira de Brito.



As aulas são dadas por profissionais do projeto e serão realizadas às segundas, terças e quintas, na parte da manhã. Os jogadores Wesley Alves (Mogi), Matheus da Silva e João Vitor França participaram da inauguração, conversaram com os alunos e fizeram alguns arremessos.



- É muito gratificante ver essa garotada jogando basquete. Além de aprenderem o esporte, eles assistem a palestras educativas, recebem uniformes, material esportivo, e têm a oportunidade de ficar lado a lado com os jogadores, e ainda podem visitar a sede da Gávea e assistir aos treinos e jogos – explicou João Paulo pântano, gerente da escola de esportes do Clube de Regatas Flamengo.


O Criadd da Penha é o que possui o maior número de jovens, totalizando 40 adolescentes do sexo masculino. A maioria tem idades entre 15 e 17 anos.



- É muito importante ter mais uma atividade esportiva para esses meninos. Eles também têm artes marciais e mais duas atividades coletivas através do Programa Esporte e Cidadania. Para recebermos a Escolinha FlaBasquete, compramos duas tabelas móveis semi-profissionais, que serão usadas nos primeiros meses, e uma tabela nova. Inclusive reforçamos a estrutura para a instalação – contou George Fox, coordenador de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Degase.



O Departamento Geral de Ações Socioeducativas é vinculado à Secretaria de Estado de Educação. É o órgão responsável pela execução das medidas socioeducativas, recomendadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens entre 12 e 18 anos em conflito com a lei.

 

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________